Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder de resistência antitalibã diz que negociação é o único caminho

Ahmad Massoud espera manter acordos pacíficos com o grupo extremista, mas afirmou que suas forças estão prontas para lutar

Internacional|

Massoud e seus apoiadores "não querem que uma guera comece"
Massoud e seus apoiadores "não querem que uma guera comece" Massoud e seus apoiadores "não querem que uma guera comece"

Ahmad Massoud, líder do último grande foco de resistência antitalibã no Afeganistão, disse no domingo (22) que espera manter negociações pacíficas com o movimento islâmico que tomou o poder em Cabul há uma semana, mas afirmou que suas forças estão prontas para lutar.

Leia também: Conheça o Talibã, grupo radical que está no controle do Afeganistão

"Queremos fazer o Talibã perceber que o único caminho a seguir é pela via da negociação", disse ele à Reuters por telefone a partir de seu reduto no vale montanhoso de Panjshir, a noroeste de Cabul, onde ele reuniu restos de unidades do exército regular e forças especiais, bem como unidades locais da milícia. "Não queremos que uma guerra comece."

Leia também: Talibã: 7 pontos importantes para entender o grupo extremista

Publicidade

No entanto, ele disse que seus apoiadores estão prontos para lutar se as forças do Talibã, que até agora permaneceram fora de Panjshir, tentarem invadir.

Leia também: O que está por trás da mudança de discurso do Talibã?

Publicidade

Massoud, filho de Ahmad Shah Massoud, um dos principais líderes da resistência antissoviética do Afeganistão na década de 1980, disse que suas forças de combate não são oriundas apenas de Panjshir, região que também resistira ao Taliban antes de 2001.

Correção: esta matéria foi publicada com a foto de Ahmad Massoud pai e foi atualizada com a imagem de Ahmad Massoud filho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.