Líderes mundiais comemoram tratado de paz entre Coreias
Primeiro-ministro japonês, Donald Trump e Rússia se pronunciaram; Moon Jae-in e Kim Jong-un anunciaram planos para encerrar guerra
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters
Líderes mundiais expressaram sua satisfação nesta sexta-feira (27) após o anúncio do tratado de paz feito pelas Coreias do Norte e Sul para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia (1950-1953) até o final deste ano.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que dá boas-vindas às discussões sérias entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sobre a desnuclearização e outros assuntos.
Para Abe, a reunião representa "um avanço positivo para a resolução de vários problemas em relação à Coreia do Norte". "Esperamos fortemente que a Coroia do Norte tome medidas concretas por meio dessa reunião e de uma cúpula entre os EUA e a Coréia do Norte", completou o japonês. As informações são da agência de notícias Reuters.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também elogiou o encontro, ao comentar a cúpula histórica, apesar de ter colocado em dúvida por quanto tempo a diplomacia positiva irá durar.
"Após um ano furioso de lançamentos de mísseis e testes nucleares, um encontro histórico entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está acontecendo agora. Boas coisas estão ocorrendo, mas apenas o tempo dirá", escreveu Trump em mensagem no Twitter. O presidente completou que os Estados Unidos e todos os americanos devem estar "muito orgulhosos" do que está acontecendo agora na Coreia.
Também o Kremlin — sede do governo da Rússia — elogiou a cúpula coreana como uma "notícia muito positiva", acrescentando que o diálogo direto na península era promissor.