Logo R7.com
RecordPlus

Lisboa amanhece com outdoors que lembram os abusos praticados contra crianças pela Igreja Católica

Capital portuguesa é palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que recebeu o papa nesta quarta-feira (2)

Internacional|Do R7

  • Google News
Outdoors afixados nas ruas de Lisboa lembram os abusos sexuais praticados contra crianças por membros da Igreja Católica
Outdoors afixados nas ruas de Lisboa lembram os abusos sexuais praticados contra crianças por membros da Igreja Católica

Lisboa, a capital de Portugal, amanheceu nesta quarta-feira (2) com outdoors que fazem alusão ao relatório sobre os abusos sexuais praticados contra crianças por membros da Igreja Católica. As mensagens são uma crítica ao silêncio em relação a esse assunto durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que recebeu o papa Francisco. As informações são do jornal português Público.

A ideia surgiu na quarta-feira passada (26), em meio aos preparativos para o encontro de jovens católicos. Ao Publico, uma das autoras dos cartazes, identificada como Telma Tavares, afirmou que desde a publicação do Relatório da Comissão Independente para os Estudos dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, em fevereiro deste ano, se sente "revoltada". "Nós não nos esquecemos das vítimas", ressaltou.


Leia também

As artes, mais tarde convertidas em outdoors gigantes, foram a forma que Telma e outras pessoas encontraram para não deixar o assunto cair no esquecimento.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

A mulher compartilhou o conteúdo no Twitter e recebeu o apoio de várias pessoas, que se juntaram ao projeto "This is Our Memorial" ("Este é o nosso memorial"). No início, Telma pensou que as ilustrações ficariam apenas nas redes sociais ou, quem sabe, estampadas em camisetas.


Foi então que Bruno Rodrigues, outro membro da iniciativa, sugeriu a criação de um financiamento coletivo para criar outdoors e fixá-los pelas ruas de Lisboa. Em menos de um dia, 216 pessoas ajudaram a arrecadar 2.226 euros (R$ 11.592).

Os cartazes, feitos com as cores da JMJ — vermelho, verde e amarelo — foram afixados em Loures, Algés e na Alameda com o número de crianças abusadas sexualmente por membros da igreja. Cada ponto vermelho representa uma vítima. A mensagem foi escrita em inglês para que possa alcançar o maior número de pessoas.

"É uma forma de lembrar isso neste período em que há muita visibilidade na Igreja Católica portuguesa devido a este evento internacional", disse Telma. "Queremos que os estrangeiros vejam o que se passa em Portugal."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.