Macron pede a Putin negociação amparada pela ONU na Síria
Para o presidente francês, ONU é a única que organização que pode oferecer uma solução estável ao território sírio
Internacional|da EFE
O presidente da França, Emmanuel Macron, enfatizou ao governante russo, Vladimir Putin, a necessidade de "uma solução política negociada" na Síria amparada pela ONU, a única que organização que, segundo ele, pode oferecer uma solução estável ao território sírio e uma vitória duradoura sobre o Estado Islâmico.
Em conversa por telefone cujo conteúdo foi explicado neste sábado pelo Palácio do Eliseu em comunicado, Macron ressaltou "os esforços necessários para permitir a reforma constitucional, a realização de eleições livres e críveis, sob a supervisão das Nações Unidas".
Leia mais: Rússia, Turquia e Irã consideram positiva a saída dos EUA da Síria
A presidência francesa argumentou que a situação na Síria continua sendo delicada "com grandes riscos para a segurança regional e internacional", em um momento em que Paris teme as possíveis consequências da retirada militar dos Estados Unidos.
Enquanto Putin falou sobre as atuais conversas com Irã e Turquia, o presidente francês frisou as suas prioridades na Síria, começando com a luta da coalizão internacional contra o Estado Islâmico e os outros grupos classificados como terroristas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Macron também disse que é preciso proteger os civis e garantir um acesso "completo, seguro e sem obstáculos" da ajuda humanitária a favor da população civil.
Veja na galeria - Síria: saiba quem são os 80 mil xiitas que combatem no país