Bombeiros na casa em que morreram mãe e filhos em Charly-sur-Marne, a nordeste de Paris
FRANCOIS NASCIMBENI/AFP - 06.02.2023Sete crianças com idades entre 2 e 14 anos morreram sufocadas junto com a mãe em um incêndio "muito violento" em sua casa na França, causado por uma secadora, por volta da meia-noite desta segunda-feira (6), disseram autoridades.
A tragédia que ocorreu em Charly-sur-Marne, cerca de 80 quilômetros ao nordeste de Paris, foi causada "a priori por uma secadora que pegou fogo no térreo", disse a Promotoria.
As crianças, cinco meninas e dois meninos, e a mãe morreram sufocadas, já que "os corpos não foram queimados", disse à AFP o promotor de Soissons, Julien Morino-Ros.
Os vizinhos alertaram os bombeiros às 00h52 (20h52 em Brasília), mas a intervenção foi complicada, uma vez que a casa estava inserida numa rua estreita desta cidade de 2.600 habitantes.
Um vizinho "bombeiro" — o primeiro a intervir "individualmente" — resgatou o pai da família antes da chegada das equipes de resgate, segundo a Prefeitura e o Ministério Público.
O pai desta família, da qual quatro filhos eram do primeiro casamento da mãe, sofreu queimaduras graves e foi hospitalizado, mas não corre risco de morte.
O homem tentou intervir no incêndio no térreo, onde se encontrava a máquina de secar, e pediu à família que se refugiasse no segundo andar, um sótão, segundo o promotor.