Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maior estado da Índia ultrapassa 1 milhão de casos de coronavírus

Se Maharashtra fosse um país, o estado agora rivalizaria com a Rússia pelo quarto maior número de casos da covid-19 do mundo

Internacional|Do R7

Pessoas aguardam em fila para entrar em ônibus de passageiros em Mumbai
Pessoas aguardam em fila para entrar em ônibus de passageiros em Mumbai Pessoas aguardam em fila para entrar em ônibus de passageiros em Mumbai

O maior e mais rico Estado da Índia, Maharashtra, registrou sua milionésima infecção por coronavírus nesta sexta-feira (11), a mesma quantidade que a Rússia tem no total em termos de casos oficiais de covid-19 e sufocando as tentativas do país de reverter uma crise econômica.

Os casos no Estado --onde fica Mumbai, capital financeira do país-- ultrapassaram 1 milhão, com as infecções aumentando em cerca de 20 mil por dia recentemente. Se fosse um país, o Estado agora rivalizaria com a Rússia pelo quarto maior número de casos do mundo.

Leia mais: Índia ultrapassa marca de 4 milhões de casos do novo coronavírus

A elevação do número de contaminados no Estado de 130 milhões de pessoas impulsionou o aumento da covid-19 na Índia, e Maharashtra já responde por quase um quarto do total nacional. A Índia deve atingir 5 milhões de casos nos próximos dias, atrás apenas dos Estados Unidos.

Publicidade

Com o vírus se disseminando sem parar em áreas urbanas e rurais de Maharashtra e autoridades estaduais em dificuldades para conter as mortes, o primeiro-ministro, Narendra Modi, está paralisado na tentativa de retomar uma economia que despencou 23,9% no segundo trimestre em comparação a um ano antes.

"Maharashtra é responsável por aproximadamente 15% do PIB da Índia. A menos que Maharashtra ganhe tração, as chances de recuperação econômica da Índia são sombrias", disse Reuben Abraham, chefe do Instituto IDFC, um think-tank.

As autoridades em Maharashtra não estão conseguindo atenuar muitas restrições no Estado --e é improvável que isso mude em breve. Transporte público, shoppings e outras atividades de negócios continuam reduzidas, enquanto o restante da Índia experimenta uma volta lenta na economia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.