Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais da metade da população acredita que Charles 3º será um bom governante, diz pesquisa

Após funeral da rainha Elizabeth 2ª, apoio a monarquia aumentou, assim como a crença no novo monarca do Reino Unido

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Apoio a Charles 3º aumentou entre os britânicos
Apoio a Charles 3º aumentou entre os britânicos Apoio a Charles 3º aumentou entre os britânicos

O apoio à monarquia cresceu no Reino Unido após o funeral da rainha Elizabeth 2ª. Seis em cada 10 pessoas agora acreditam que o rei Charles 3º fará um bom trabalho como governante, contra cinco em cada 10, segundo uma nova pesquisa publicada no tabloide Daily Mail.

Quase metade dos entrevistados pela empresa de pesquisa Ipsos disse, entre terça (20) e quarta-feira (21), que seria pior para os britânicos se a monarquia fosse abolida, enquanto menos de um quarto disse que o país seria melhorado como república.

A pesquisa com 1.073 adultos revelou que 47% disseram que o Reino Unido seria pior sem um monarca, contra 42% que alegaram o mesmo logo após o Jubileu de Platina em junho.

Os dados do gráfico foram arredondados pelo Daily Mail para a melhor compreensão do leitor. Sendo assim, a soma das porcentagens totalizam 101%. 

Publicidade

Apenas 22% afirmaram que a abolição da monarquia tornaria o país melhor, a mesma proporção de fevereiro de 2022 e ligeiramente abaixo dos 23% de junho.

A longo prazo, a defesa de uma república aumentou um pouco de 15% em março de 2018, enquanto o apoio à monarquia continua a flutuar em torno de 45%.

Publicidade

As opiniões são mais divididas entre aqueles com idade entre 18 e 34 anos. Apenas 33% dos jovens acreditam que o país estaria pior sem um monarca, enquanto 32% acreditam que o país estaria melhor. Cerca de um quarto, 26%, dos jovens, acha que não faria diferença.

Apesar dessa ambivalência, a maioria do público agora acredita que a monarquia vai durar mais meio século. Cerca de 56% das pessoas agora esperam que a monarquia dure pelo menos mais 50 anos, acima dos 45% em março de 2022.

Publicidade

Já a proporção que diz que Charles 3º será um bom rei, aumentou de 49% para 61%.

Leia também

Kelly Beaver, executiva-chefe da Ipsos no Reino Unido e na Irlanda, disse: "Após os tristes eventos da morte da rainha, o rei Charles inicia seu reinado com a maioria dos britânicos otimistas de que ele será um bom rei e uma crença crescente na longevidade da monarquia".

"À medida que o país emerge de seu período de luto, porém, será importante acompanhar se isso é sustentado, especialmente porque o desafio de demonstrar relevância para as gerações mais jovens permanece", completou. 

O primeiro na linha de sucessão ao trono, William, príncipe de Gales, ainda é mais popular que seu pai, com 72% da população esperando que ele faça um bom trabalho como rei quando chegar a hora.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Celso Fonseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.