Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 15 mil pessoas desapareceram na guerra da Ucrânia, diz autoridade

Especialistas ressaltam que números podem ser maiores, já que envolvem pessoas deslocadas à força ou até mortas sem registros

Internacional|Do R7

Guerra deixou ao menos 15 mil desaparecidos
Guerra deixou ao menos 15 mil desaparecidos Guerra deixou ao menos 15 mil desaparecidos

Um funcionário da Comissão Internacional de Pessoas Desaparecidas (ICMP, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (24) que mais de 15 mil pessoas desapareceram durante a guerra na Ucrânia até agora.

A organização com sede em Haia, criada após as guerras dos Bálcãs na década de 1990, abriu um escritório em Kiev em julho para ajudar a Ucrânia a documentar e rastrear pessoas desaparecidas.

O diretor de programa da comissão para a Europa, Matthew Holliday, disse que não está claro quantas pessoas foram deslocadas à força, detidas na Rússia, vivas e separadas dos familiares ou mortas e enterradas em covas improvisadas.

O processo de investigação dos desaparecidos na Ucrânia durará anos, mesmo após o fim dos combates, disse Holliday à Reuters em entrevista. O número de 15 mil é conservador quando se considera que apenas na cidade portuária de Mariupol, as autoridades estimam que 25 mil pessoas estejam mortas ou desaparecidas.

Publicidade

"Os números são enormes e os desafios que a Ucrânia enfrenta são vastos. Além disso, eles estão travando uma guerra contínua também contra a Federação Russa", disse Holliday.

Holiday falou depois que o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, exigiu que a ONU punisse a Rússia por bombardeios aéreos contra infraestrutura civil, depois que um ataque maciço de mísseis mergulhou as cidades da Ucrânia na escuridão e no frio.

" gallery_id="637549a8416eb95e4800055c" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/mais-de-15-mil-pessoas-desapareceram-na-guerra-da-ucrania-diz-autoridade-24112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.