Mambas-negras são flagradas lutando por território na África do Sul; assista
Espécie é conhecida por ser uma das cobras mais venenosas do mundo
Internacional|Do R7

Duas cobras mamba-negras foram flagradas em um combate físico próximo à estrada H3, nas proximidades do portão de Malalane, no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. O registro foi feito por um rapaz identificado como Robin, que dirigia pela região quando avistou os répteis entrando em combate.
As cobras, ambas com cerca de quatro metros e meio de comprimento, estavam envolvidas em um duelo típico da espécie, em que machos disputam o direito de acasalar com uma fêmea próxima. O confronto chamou atenção por ocorrer à beira da estrada.
Leia mais:
Durante a luta, as mambas se entrelaçaram e se ergueram do chão, em uma tentativa mútua de imobilizar a oponente. O objetivo não era ferir ou matar. Diferente do que ocorre em situações de caça ou defesa, os machos evitam usar o veneno nessas disputas. A intenção é apenas exaurir fisicamente o rival, que ao ceder, perde o direito reprodutivo.
Esses combates costumam ocorrer entre setembro e fevereiro, período de acasalamento no sul da África. A luta segue um padrão ritualístico. As cobras se envolvem em empurrões e tentam derrubar uma à outra em um processo que pode durar vários minutos.
As mambas-negras são conhecidas como uma das cobras mais venenosas do mundo. Apesar disso, os duelos entre machos seguem regras da natureza que priorizam a continuidade da espécie sem riscos fatais para os envolvidos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
