Logo R7.com
RecordPlus

"Mandela foi um gigante da justiça", diz Ban Ki-moon em Johanesburgo

Ele derrotou o apartheid com "humildade e decência", declarou o secretário-geral da ONU

Internacional|Do R7

  • Google News
O secretário-geral da ONU destacou também a "imensa humanidade" como uma de suas maiores virtudes de Mandela
O secretário-geral da ONU destacou também a "imensa humanidade" como uma de suas maiores virtudes de Mandela Peter Dejong/ASSOCIATED PRESS

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, definiu nesta segunda-feira (9) o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela como um "gigante da justiça", que conseguiu derrotar o regime racista do apartheid com "humildade e decência".

Ban fez essa declaração na Fundação Nelson Mandela, em Johanesburgo, onde participará amanhã de uma cerimônia religiosa oficial em memória do herói sul-africano.


O secretário-geral da ONU disse lembrar da impressão que sentiu ao conhecer o estádio pessoalmente em uma visita à África do Sul em fevereiro de 2009.

Ban destacou também sua "imensa humanidade" como uma de suas maiores virtudes.


Nesta visita, Mandela disse para Ban: "Não só fui só eu. Há centenas de pessoas desconhecidas que lutaram pela mesma causa".

Mais de 70 líderes mundiais são esperados em funeral de Mandela


Sul-africanos honram líder no 4º dia de luto oficial

"Suas palavras me comoveram profundamente", afirmou o principal responsável das Nações Unidas.


Ban é um dos mais de cem líderes que participarão amanhã do ato religioso que acontecerá no estádio FNB, em Soweto, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010.

"Temos até agora 91 chefes de Estado e de Governo confirmados, mais outros dez antigos chefes de Estado", anunciou hoje em sua conta do Twitter o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-africano, Clayson Monyela.

Após a cerimônia religiosa, o caixão de Mandela desfilará pelas ruas de Pretória para que os sul-africanos possam se despedir de Madiba (como o ex-presidente é conhecido em seu país).

O funeral de Estado será realizado no domingo em Qunu, onde Mandela cresceu e queria ser enterrado. Madiba morreu os 95 anos na quinta-feira (5) passada em sua casa de Johanesburgo, após um longo tratamento por infecções respiratórias.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.