Logo R7.com
RecordPlus

Dois dinamarqueses queimam o 'Alcorão' em frente à embaixada do Iraque em Copenhague

Os dois países vivem uma tensão diplomática desde que a Dinamarca permitiu que o livro sagrado do Islã seja destruído com chamas, sob regras que protegem a liberdade de expressão

Internacional|Do R7

  • Google News
Dois homens queimaram um exemplar do 'Alcorão' em frente à embaixada do Iraque na Dinamarca
Dois homens queimaram um exemplar do 'Alcorão' em frente à embaixada do Iraque na Dinamarca

Dois dinamarqueses atearam fogo a uma cópia do Alcorão, o livro sagrado do Islã, em frente à embaixada iraquiana na capital, Copenhague, nesta segunda-feira (24), o que ameaça piorar as relações entre os dois países.

Protestos ocorreram no Irã e no Iraque depois que a Dinamarca e a Suécia permitiram a queima do Alcorão, sob regras que protegem a liberdade de expressão. Manifestantes no Iraque incendiaram a embaixada sueca em Bagdá na quinta-feira (20).


Os dois manifestantes são de um grupo que se autodenomina "Patriotas dinamarqueses", que realizou um ato semelhante na semana passada e transmitiu os eventos ao vivo no Facebook.

Milhares de iraquianos se manifestaram em Bagdá no sábado (22) por causa da queima nos dois países nórdicos, em uma reunião convocada por partidos governistas iraquianos e grupos armados, muitos deles próximos ao Irã.


Leia também

O organizador da manifestação desta segunda-feiraem Copenhague pisou no Alcorão e o incendiou perto da bandeira iraquiana no chão.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado (22) que as pessoas que profanarem o Alcorão devem enfrentar a "punição mais severa".

Mascar chiclete, beijar em estações de trem e dirigir sem camisa: veja sete leis curiosas pelo mundo

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.