Mar de drogas: Pacotes com cocaína aparecem em praias na França

Quase uma tonelada da droga, avaliada em R$ 274 milhões, já encalhou nas praias. Polícia francesa investiga origem dos entorpecentes

Quase uma tonelada da droga apareceu em praias

Quase uma tonelada da droga apareceu em praias

Pixabay

Todos os dias, há cerca de um mês, pacotes misteriosos aparecem nas praias da França. Dentro dos embrulhos, pretos ou transparentes, a polícia encontrou cocaína e outras drogas. Até agora, quase uma tonelada de entorpecentes foi parar nas areias francesas.

A cocaína tem alto grau de pureza, o que a torna mais perigosa, segundo o escritório do procurador na cidade de Rennes, que pediu à população para não pegar os pacotes e ligar imediatamente para a polícia.

Segundo o escritório, “pacotes suspeitos foram encontrados em todas as praias” da costa oesta da França. Cerca de 14 quilos de drogas foram encontrados em pacotes na praia de Pornic apenas no domingo (10).

O valor estimado dos 760 quilos de entorpecentes passa dos R$ 274 milhões. A principal suspeita é que a droga venha da América do Sul.

Cocaína muito pura

“É um produto muito puro que não deve ser consumido nesta forma, porque existe um alto risco de overdose”, contou o procurador público de Rennes, Philippe Astruc, para o canal France 2 TV.

A polícia está investigando se o barco dos traficantes foi pego por alguma tempestade no mar ou foi avistado e precisou se livrar da carga.

O jornal de Sud Oest conta que duas pessoas descobriram dois pacotes na praia de Archachon na sexta-feira (8) com 3 quilos de cocaína.

Em algumas embalagens estava escrito “diamante” e “brillante”, referência parecida com a de pacotes encontrados na Florida, nos Estados Unidos, depois da passagem do Furacão Dorian.

A polícia francesa entrou em contato com a polícia americana para entender o caso.

Além do alerta de segurança pública, a mídia também destaca que pessoas que pegarem os pacotes podem ser condenadas a 10 anos de prisão por posse de drogas.