Logo R7.com
RecordPlus

Marinha dos EUA diz ter interceptado novo navio iraniano no estreito de Ormuz

Secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que nenhum navio pode passar sem autorização da Marinha dos EUA

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Marinha dos EUA interceptou um navio iraniano no estreito de Ormuz, reforçando o bloqueio na região.
  • O navio de guerra USS Rafael Peralta foi responsável pela operação, enquanto o grupo liderado pelo porta-aviões George H.W. Bush patrulha o Oceano Índico.
  • O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que nenhum navio pode passar pelo estreito sem autorização da Marinha dos EUA.
  • A crise militar se intensifica com a demissão do Secretário da Marinha, John Phelan, e a nomeação interina de Hung Cao, que indica uma postura mais agressiva dos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A operação foi realizada pelo USS Rafael Peralta Reprodução/X/@CENTCOM

A Marinha dos Estados Unidos reforçou o bloqueio aos portos do Irã com a interceptação de um navio de bandeira iraniana que tentava furar o cerco no estreito de Ormuz na sexta-feira (24), segundo informou neste sábado (25) o Centcom (Comando Central dos EUA) em sua conta oficial no X.

A ação foi realizada pelo navio de guerra USS Rafael Peralta, que impediu a embarcação de seguir viagem rumo ao território iraniano.


Além desta operação, o grupo de ataque liderado pelo porta-aviões George H.W. Bush segue patrulhando as águas do Oceano Índico desde quinta-feira (23).

LEIA MAIS:

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, declarou na sexta que nenhum navio circula pelo estreito de Ormuz sem a devida autorização da Marinha dos EUA, endurecendo o controle sobre uma das rotas de petróleo mais importantes do mundo nesta fase do conflito. Além disso, a crise militar ocorre em meio a um momento de “faxina” no Pentágono.


O presidente Donald Trump anunciou a demissão imediata do secretário da Marinha, John Phelan, na última quinta-feira (23), alegando falta de sintonia com a cúpula da Defesa sobre o ritmo de construção de novas embarcações.

Segundo Trump, Phelan não se dava bem com outros integrantes do governo, especialmente sobre o projeto da “Frota Dourada” — uma nova série de navios de guerra que o presidente promete serem “os mais potentes já construídos”.


O subsecretário Hung Cao assumiu o posto interinamente, em uma mudança que sinaliza uma postura ainda mais agressiva dos EUA no mar nesta temporada.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.