Megxit: rainha quer resolver o mais rápido possível crise na família real

Príncipe Harry desafiou a rainha ao anunciar que vai se aposentar das funções reais com a mulher, Meghan Markle, e viver parte do tempo nos EUA

Príncipe Harry e Meghan renunciaram às funções reais

Príncipe Harry e Meghan renunciaram às funções reais

Nic Bothma/EFE/EPA - 9.1.2020

Depois do anúncio surpresa de que príncipe Harry e Meghan Markle, a duquesa de Sussex, estão se afastando das funções da família real e que vão se tornar independentes da monarquia, a rainha Elizabeth II está trabalhando para resolver a crise instalada na família.

Segundo o portal britânico Daily Beast, a monarca ligou para o príncipe Charles, príncipe William e Harry para discutir a decisão e os planos do caçula. Segundo o Daily Mail, a rainha quer resolver a situação “dentro de dias, e não semanas”.

O anúncio de Harry teria sido feito sem o aval da rainha, que não havia autorizado a renúncia do príncipe. Em mensagem nas redes sociais, Harry disse que vai se dividir entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

A rainha também quer que representantes do governo dos EUA e Canadá sejam incluídos nas conversas com a família.

A ligação foi feita com cada um dos familiares em um canto do Reino Unido. A rainha estava em Norfolk, onde a monarquia tem uma casa de campo, Charles está na Escócia, William em Londres e Harry em Windsor, onde mora em uma residência real.