Menor prisão do mundo fica em ilha remota; conheça
Construído em 1856, local conta com apenas um corredor
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Localizada no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a ilha de Sark é um território isolado, que chega a remeter à Idade Média.
O local possui um modelo próprio de governo: não faz parte do Reino Unido, ainda que esteja diretamente ao monarca britânico. Essa condição, conhecida como “Dependência da Coroa britânica”, garante à Ilha de Sark tribunais locais, além de um Parlamento, que têm como chefe de Estado Charles 3º, atual rei.
Mas uma construção, em especial, chama ainda mais a atenção: a pequena construção que, segundo o Guinness World Records, é a menor prisão do mundo.
LEIA MAIS
Construída em 1856, a prisão, localizada no centro da ilha, conta apenas com um corredor, que atravessa todo seu comprimento.
São duas celas, sendo que uma mede 1,8 x 2,4 metros e a outra 1,8 x 1,8 metro. Não há janelas, ainda que seja possível ver grades de ventilação na proximidade do chão.
O povoado em que ela está localizada tem cerca de 600 pessoas, que têm como maior problema os motoristas embriagados que saem dirigindo veículos como carroças, bicicletas e tratores. Essas pessoas são direcionadas à cela para que possam recuperar a sobriedade antes de voltar pra casa.
Entre os residentes mais famosos da prisão está André Gardes, um físico nuclear francês que tentou conquistar a ilha em 1990, armado com um rifle semiautomático. Ele foi levado para o cárcere após ser rendido enquanto descansava em um banco. No ano seguinte, ele tentou novamente tomar o controle da ilha, mas foi reconhecido e entregue à polícia francesa.
A captura foi possível graças ao policiamento diário de Sark. Mas, ao contrário de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, ele é feito apenas por um agente policial, um adjunto e uma pequena equipe de agentes especiais.
Embora raros, quando crimes de maior gravidade são registrados, as ocorrências são encaminhadas à ilha vizinha Guernsey para que possam ser investigadas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












