Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México: candidata da esquerda é sequestrada junto com a família 

Jovem filiada ao partido Movimento Cidadão (MC) foi raptada por um grupo armado em meio a intenso clima de violência no país

Internacional|Da EFE

Marilú Martínez Núñez se define como uma "jovem entusiasta"
Marilú Martínez Núñez se define como uma "jovem entusiasta" Marilú Martínez Núñez se define como uma "jovem entusiasta"

Um grupo armado sequestrou Marilú Martínez Núñez, candidata mexicana do opositor Movimento Cidadão (MC) à prefeitura de Cutzamala de Pinzón, no estado de Guerrero, informou o partido nesta quarta-feira (2), acrescentando que a política foi levada junto com sua família.

"Eles foram sequestrados por um grupo armado. Exigimos uma reação imediata das autoridades e do governador Héctor Astudillo para localizá-los com vida", denunciou Clemente Castañeda, coordenador nacional do MC.

Embora nem a direção do partido nem as autoridades tenham detalhado a hora e o local do sequestro, Martínez Núñez publicou em suas redes sociais pela última vez na tarde de terça-feira (1º).

O crime ocorre enquanto o México acumula mais de 780 agressões ou crimes globais contra políticos, com um saldo de 89 mortos, 35 deles candidatos, segundo a empresa de consultoria Etellekt, referência no assunto.

Publicidade

Em meio a um intenso clima de violência, o México realizará as maiores eleições da sua história em 6 de junho, quando 93,5 milhões de pessoas estão convocadas para eleger os representantes da Câmara dos Deputados, 15 dos 32 governadores, 30 congressos locais e 1.900 vereadores.

Alguns dos candidatos do MC estão entre as vítimas dos homicídios, como Alma Rosa Barragán, candidata à prefeitura de Moroleón, e Abel Murrieta, que pretendia ser prefeito de Cajeme, onde era procurador.

Publicidade

"Este período eleitoral é o mais violento da história. Não é possível que participar da política signifique arriscar a vida", escreveu o partido nas redes sociais na terça-feira.

Martínez Núñez, que se define como uma "jovem entusiasta", encerrou sua campanha em 30 de maio com um evento na região conhecida como La Curva de Cutzamala.

Publicidade

O município pertence a uma região conhecida como Tierra Caliente, que na última década se tornou uma área de presença do crime organizado e do tráfico de drogas.

"Exigimos que as autoridades de Guerrero façam a sua parte, Marilú Martínez e sua família devem aparecer agora. Diante desses infelizes acontecimentos, a indiferença não tem lugar. Faça a sua parte. Exigimos eleições seguras", declarou Jessica Ortega, coordenadora nacional das Mulheres do MC.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.