México inicia voos de repatriação voluntária de migrantes haitianos
Plano organizado entre o governo do Haiti e do México levou 70 pessoas de volta para o país de origem
Internacional|Do R7
Um grupo de 70 migrantes haitianos foi repatriado voluntariamente nesta quarta-feira (29) por autoridades mexicanas, como parte de um plano coordenado com o governo do Haiti, informou o Instituto Nacional de Migração do México (INM).
Os migrantes - 41 homens, 16 mulheres e 13 menores - partiram da cidade de Villahermosa (estado de Tabasco, sudeste) em direção a Porto Príncipe, capital do Haiti, detalhou o INM.
Ambos os governos concordaram em "iniciar o retorno voluntário assistido de migrantes estabelecidos no México para seu país de origem", acrescenta o texto.
Os estrangeiros permaneceram na Cidade do México, assim como nos estados de Hidalgo, México (centro) e Tabasco, indicou a instituição.
Essas ações fazem parte dos acordos alcançados em uma mesa de diálogo entre representantes do México e do Haiti, instalada em 21 de setembro, “para atender às necessidades das pessoas de origem haitiana localizadas em território nacional”, explicou o INM.
Leia mais: Corpos de 10 possíveis migrantes são encontrados no Panamá
Dezenas de milhares de haitianos foram protagonistas, nos últimos três meses, de um êxodo que cruzou o continente de lugares distantes como Chile e Brasil para realizar o sonho de chegar aos Estados Unidos em busca de asilo.
Diante da recusa de Washington em recebê-los, muitos deles estão optando por refugiar-se no México e buscar oportunidades no país latino-americano, dado o caos que reina em seu país, um dos mais pobres e conflituosos do Hemisfério Ocidental.