Logo R7.com
RecordPlus

Mianmar impõe estado de emergência após mortes de 20 pessoas em confrontos

Internacional|Do R7

  • Google News

Mianmar declarou estado de emergência devido a confrontos em uma cidade onde 20 pessoas foram mortas vítimas da violência entre budistas e muçulmanos.

Partes de Meiktila, cidade localizada 130 quilômetros ao norte da capital Naypyidaw, foram reduzidas a cinzas, enquanto as autoridades tentavam impor o controle após três dias de confrontos e incêndios.


"Pelo menos 20 pessoas foram mortas. Estimamos que o número possa ser maior, mas está sendo difícil para nós normalizar a situação," indicou à AFP nesta sexta-feira um oficial da polícia que não quis ser identificado.

O gabinete do presidente indicou que o estado de emergência permitirá que os militares restaurem a ordem.


A situação era extremamente tensa em Meiktila, com grupos de homens -- incluindo monges budistas -- armados com facas e bastões nas ruas. Muitos moradores muçulmanos da cidade deixaram suas casas.

Uma jornalista viu os restos queimados de duas vítimas à beira de uma estrada, enquanto relatos de corpos espalhados deixavam as pessoas apreensivas na cidade, em meio a mesquitas e casas em chamas.


"A situação está ficando pior", disse um morador local. "As pessoas estão destruindo casas. Muitas foram mortas. Estamos com medo e tentamos ficar em casa".

Esta é a pior onda de violência religiosa desde os choques entre budistas e muçulmanos no estado de Rakhine no ano passado que deixaram pelo menos 180 mortos e mais de 110.000 deslocados.

hla/apj/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.