Mídia da Coreia do Norte elogia cúpula com a Coreia do Sul
Principais veículos estatais norte-coreanos falaram em tom elogioso sobre a cúpula, mas não detalharam compromissos como a desnuclearização
Internacional|Do R7

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte classificou neste sábado (28) a cúpula entre as Coreias como um ponto de virada para a península coreana. A KCNA divulgou a declaração conjunta do líder norte-coreano, Kim Jong Un, e do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, apresentada na sexta-feira após a primeira reunião entre líderes dos dois países em mais de uma década.
Kim e Moon prometeram trabalhar pela "completa desnuclearização" da península coreana e concordaram com uma meta em comum de uma península "livre de armas nucleares".
Leia também

Líderes mundiais comemoram tratado de paz entre Coreias

Kim Jong-un e presidente da Coreia do Sul se reúnem para tentar a paz

Coreias do Norte e do Sul anunciam tratado de paz para encerrar guerra

De jamais sair sozinho a reverenciar líderes, as regras que turistas brasileiros precisaram seguir na Coreia do Norte
"Nas conversas, ambos os lados tiveram uma troca sincera e de corações abertos sobre as questões de preocupação mútua, incluindo as questões de melhorar as relações entre Norte-Sul, garantir a paz na península coreana e a desnuclearização da península", disse a KCNA, relatando que a noite se encerrou com um jantar em uma "atmosfera amigável transbordando de sentimentos de parentesco."
Um dia após a reunião entre Kim e Moon, a imprensa sul-coreana reproduziu cenas dos dois líderes e o principal jornal estatal da Coreia do Norte publicou várias páginas com mais de 60 fotos da visita.
Na tarde de sábado, o canal de televisão estatal norte-coreano transmitiu sua primeira gravação da reunião.
A maioria dos compromissos destacados na declaração oficial focaram nas relações entre Coreias. Ao mesmo tempo, não esclareceram se Pyongyang está disposta a desistir de seu arsenal de armas nucleares e mísseis balísticos.
Em sua cobertura da reunião, a mídia estatal norte-coreana fez raras menções sobre a discussão de desnuclearização, mas não entrou em detalhes, destacando ao invés disso os temas mais gerais de paz, prosperidade e unidade coreana.











