Milei se reúne com Fernández para iniciar transição de governo na Argentina
Encontro foi realizado na residência oficial no norte da província de Buenos Aires; presidente eleito assume em 10 de dezembro
Internacional|Do R7, com EFE
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, foi à residência presidencial da Quinta de Olivos nesta terça-feira (21) para se reunir com o atual mandatário, Alberto Fernández, e iniciar a transição para o governo que tomará posse em 10 de dezembro.
O líder da coalizão política A Liberdade Avança deixou o Hotel Libertador, em Buenos Aires, onde seu bunker de campanha está instalado, em um veículo particular e se reuniu com Fernández na residência presidencial, localizada na província de Buenos Aires, no norte da capital.
Inicialmente, essa reunião seria realizada nesta segunda-feira (20), feriado na Argentina, mas foi cancelada.
A reunião entre o presidente em exercício e o presidente eleito marca o início da transição.
Milei venceu o segundo turno das eleições presidenciais no domingo (19), contra o candidato do partido governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.
Leia também
Com 99,28% da apuração concluída e participação eleitoral de 76,31%, Milei obteve quase 14,5 milhões de votos (55,69%), enquanto seu adversário recebeu 11,5 milhões de votos (44,3%).
Há grande expectativa quanto ao desempenho dos mercados de ações e de câmbio na Argentina nesta terça-feira, pois é a primeira sessão de negócios desde a vitória de Milei, que defendeu a dolarização da economia e o fechamento do Banco Central, entre outras medidas econômicas de longo alcance.
Com inflação anual de 142,7%, pobreza de 40,1% e uma diferença cambial de 200%, a situação econômica do país exige medidas urgentes para restaurar a calma de uma sociedade que votou por mudanças radicais para o período de 2023 a 2027.