Rússia x Ucrânia

Internacional Militares ucranianos treinam no Reino Unido, diz Boris Johnson

Militares ucranianos treinam no Reino Unido, diz Boris Johnson

Porta-voz do primeiro-ministro disse que 24 soldados estão no país para aprenderem a usar veículos blindados

AFP
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson participa de uma coletiva de imprensa em Nova Délhi

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson participa de uma coletiva de imprensa em Nova Délhi

Ben Stansall/Reuters - 22.04.2022

Militares ucranianos viajaram para o Reino Unido para receberem treinamento sobre o uso de veículos blindados que o país fornecerá à Ucrânia para combater a invasão russa, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson.

"No momento, estamos treinando ucranianos na Polônia para o uso de defesas antiaéreas e, de fato, neste país (Reino Unido), para o uso de veículos blindados", disse ele aos jornalistas britânicos que o acompanharam durante uma visita à Índia.

De acordo com o porta-voz do líder conservador, citado por estes jornais na quinta-feira à noite (21), "duas dúzias" de soldados ucranianos estão, hoje, no Reino Unido para este treinamento.

“Estamos trabalhando com nossos aliados para fornecer novos tipos de material, nos quais os ucranianos podem não ter experiência. É razoável, portanto, que recebam o treinamento necessário para aproveitá-lo ao máximo”, acrescentou.

“Estamos apenas trabalhando junto com nossos aliados para dar à Ucrânia as ferramentas para se defender”, insistiu, minimizando as preocupações de que a medida possa ser vista pelo Kremlin como uma escalada bélica.

Durante uma visita a Kiev em 9 de abril, durante a qual se reuniu com o presidente Volodmir Zelenski, Johnson se comprometeu a fornecer à Ucrânia 120 veículos blindados e novos sistemas de mísseis antinavio como parte de um pacote de ajuda militar britânica que também inclui mais de 10 mil mísseis antitanque.

Últimas