Internacional Ministro das Finanças do Reino Unido é demitido

Ministro das Finanças do Reino Unido é demitido

Primeira-ministra Liz Truss estava sob pressão desde que o anuncio de um novo plano econômico casou uma turbulência no mercado

  • Internacional | Do R7, com AFP e Reuters

Ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng, deixa o cargo

Ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng, deixa o cargo

Paul Ellis / AFP

O ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng, deixou o cargo, informaram nesta sexta-feira (14) a BBC e o canal Sky News, que citaram fontes não identificadas. Enquanto isso, a cada vez mais questionada primeira-ministra Liz Truss tenta salvar seu cargo.

"Você me pediu para deixar o cargo de ministro das Finanças. Eu aceitei", escreveu Kwarteng em uma carta dirigida a Truss e publicada em sua conta no Twitter.

Na quinta-feira (13), Kwarteng declarou que não iria a lugar nenhum, apesar da turbulência nos mercados financeiros provocada pelo planos econômicos polêmicos do governo.

Kwarteng anunciou uma nova política fiscal em 23 de setembro que tinha como proposta grandes cortes de impostos e desregulamentação para tentar tirar a economia de anos de crescimento estagnado.

Porém, a resposta dos mercados foi tão feroz que o Banco da Inglaterra teve que intervir para evitar que os fundos de pensão fossem pegos no caos, à medida que os custos de empréstimos e hipotecas aumentaram.

Truss e Kwarteng estavam sob crescente pressão para reverter o curso desde então, já que as pesquisas mostraram que o apoio do Partido Conservador entrou em colapso, levando colegas a discutir abertamente se eles devem ser substituídos.

Últimas