Ministro das Relações Exteriores da Rússia vai trazer ao Brasil cinco toneladas de carga misteriosa
Serguei Lavrov é um dos homens de confiança de Vladimir Putin e chega ao país no dia 17 de abril para uma visita de cortesia
Internacional|Maria Cunha*, do R7
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, vai chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (17), para uma visita de cortesia ao governo brasileiro, e trará consigo uma carga misteriosa de 5 toneladas, classificada como "bagagem diplomática".
Os itens que o político russo carrega também não são de conhecimento do governo brasileiro. Eles já estão na aeronave em que voarão e têm previsão de transporte em uma semana. Atualmente, o avião está parado na Argentina.
Além do material desconhecido, o ministro deve vir acompanhado de 18 agentes de segurança e inteligência russa.
A chegada de Lavrov ao Brasil gera tensão em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e de outras nações aliadas demonstraram, reservadamente, temor em relação ao conteúdo que será transportado.
A preocupação é que, entre as 5 toneladas de material desconhecido, exista armamentos ou materiais para uso bélico dos russos, equipamentos sensíveis ou dinheiro não declarado.
A viagem foi organizada em Moscou, na última semana, quando o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou Vladimir Putin, presidente da Rússia. No entanto, a vinda de Lavrov ao Brasil já era anunciada desde o começo de março, quando o político russo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Parlamentares ainda avaliam se é possível solicitar ao Itamaraty informações sobre a viagem do ministro, pois missões diplomáticas que passam pelo Brasil não estão sujeitas ao controle dos órgãos de fiscalização.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Sofia Pilagallo
Coreia do Norte aponta desastre com entrada da Finlândia na Otan e apoia reação da Rússia: 'Natural'