Morre homem que salvou a vida de John Kennedy durante a 2ª Guerra Mundial
Eroni Kumana foi considerado um herói por por salvar a vida do então futuro presidente dos EUA
Internacional|Da Ansa

As ilhas Salomão, um arquipélago no oceano Pacífico, a população chora a morte de Eroni Kumana. O homem de 93 anos foi considerado um herói por por salvar a vida do então futuro presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, durante a 2ª Guerra Mundial.
Kumana morreu na sua casa no último sábado (2), afirmou o seu amigo norte-americano Danny, que também possui o sobrenome Kennedy e que, desde os anos 80, gerencia um negócio de mergulho em Gizo, uma das principais cidades da Ilhas Salomão.
O local é vizinho ao lugar onde John F. Kennedy e seus homens foram salvos.
Segundo o amigo, Kumana era um homem feliz. "Até poucas semanas atrás estava sempre muito animado", afirmou Kennedy, que o colocava em contato com turistas e jornalistas que queriam conhecer sua grande história.
Nepal: número de mortos em deslizamento chega a 30
Navio com 250 passageiros naufraga em Bangladesh
No dia primeiro de agosto de 1943, Kumana e seu amigo Biuku Gasa, morto em 2005 navegavam perto de Gizo, quando encontraram o tenente John F. Kennedy e outro marinheiro norte-americano.
Eles haviam nadado até a ilha de Osalana, após a colisão de sua embarcação com um barco japonês.
Kennedy escreveu uma mensagem em uma casca de coco. Kumana e Gasa, sob grande risco, atravessaram a remo uma área patrulhada pelos japoneses para entregar a mensagem em uma base vizinha aliada.
Dessa forma, Kennedy e seus homens foram salvos. Kumana e Gasa foram convidados para a posse de Kennedy à presidência dos Estados Unidos, em 1961.
No entanto, um funcionário de imigração das Ilhas Salomão, então colônia britânica, não permitiu que a dupla saísse do território, por não possuir um bom nível de inglês.
Mesmo assim, a fama de herói permaneceu nas ilhas e dessa forma Kurama será enterrado.
"Ele era muito orgulhoso por ter participado do salvamento de John F. Kennedy e prezava o fato de ser lembrado por isso", disse o amigo.














