Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU

Prêmio Nobel da Paz, Annan foi o primeiro negro africano a assumir o papel de principal diplomata do mundo

Internacional|Andrea Giusti e Juliana Moraes, do R7

Kofi Annan, Prêmio Nobel da Paz, morre aos 80 anos
Kofi Annan, Prêmio Nobel da Paz, morre aos 80 anos Kofi Annan, Prêmio Nobel da Paz, morre aos 80 anos

Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e Prêmio Nobel da Paz, morreu aos 80 anos na madrugada deste sábado (18). Segundo a fundação Kofi Annan, o diplomata morreu em um hospital em Berna, na Suíça.

Annan foi o primeiro negro africano a assumir o papel de principal diplomata do mundo, cumprindo dois mandatos de 1997 a 2006. A notícia foi confirmada também pelas Nações Unidas.

"É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, morreu pacificamente no sábado, 18 de agosto, após uma breve doença", informou o comunicado da fundação.

Ainda de acordo com o comunicado, sua mulher Nane e seus filhos Ama, Kojo e Nina, estavam ao lado de Annan durante seus últimos dias.

Publicidade

O economista nascido em Gana foi educado nos Estados Unidos e na Suíça. Ele atuou como enviado especial da ONU na Síria, além de liderar esforços para tentar encontrar uma solução para pacificar o conflito.

O diplomata ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2001 devido ao trabalho humanitário que desenvolvia após ter criado o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, que ajudava países em desenvolvimento.

Publicidade

A causa da morte ainda não foi divulgada.

O comunicado divulgado anunciando sua morte destaca que Annan foi um "estadista global e internacionalista profundamente comprometido, que lutou ao longo de sua vida por um mundo mais justo e mais pacífico".

"Onde quer que houvesse sofrimento ou necessidade, ele estendeu sua mão e tocou muitas pessoas com sua profunda compaixão e empatia. Por vontade própria, colocou os outros em primeiro lugar, irradiando bondade genuína, calor e brilho em tudo o que ele fez", ressalta o comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.