Logo R7.com
RecordPlus

Morte de Anne Frank aconteceu antes do que se acredita, diz estudo

Nova informação mostra que Anne morreu em fevereiro de 1945, e não em março

Internacional|Do R7

  • Google News
Morte da judia autora de um dos livros mais marcantes da invasão nazista aconteceu antes do que se acredita
Morte da judia autora de um dos livros mais marcantes da invasão nazista aconteceu antes do que se acredita

A adolescente judia, Anne Frank, que escreveu diário lido por milhões de pessoas, morreu quase um mês antes do que acredita-se atualmente. Nota divulgada pela Casa Anne Frank, em Amsterdam, informa que a judia morreu em fevereiro de 1945, não em de março.

"A investigação joga nova luz sobre os últimos dias de Anne Frank e de sua irmã Margot", afirma um comunicado da Casa Anne Frank, divulgado na data de aniversário da morte da famosa adolescente.


A morte das duas irmãs nunca teve data exata. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Cruz vermelha informou que elas haviam morrido no campo de Bergen-Belsen, no mês de março. As autoridades holandesas adotaram a data de 31 de março, que era lembrada até hoje como o aniversário da morte das duas.

Leia mais notícias sobre Internacional


Os pesquisadores se basearam principalmente em documentos da Cruz Vermelha e do Memorial de Bergen-Belsen, mas também em "diversos relatos de testemunhas e sobreviventes como foi possível". De acordo com alguns sobreviventes entrevistados, as irmãs sofriam de “tifo” em janeiro, doença que causa a morte aproximadamente 12 dias após os primeiros sintomas.

“É improvável que as duas tenham sobrevivido até o fim de março”, disse, em nota, a Casa Anne Frank.

A família Frank se escondeu em 1942 em anexo secreto de um edifício da empresa de seu pai, Otto, com o objetivo de escapar dos alemães. A adolescente escreveu no local seu diário, que se tornou um dos relatos mais marcantes da ocupação nazista.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.