Logo R7.com
RecordPlus

Mortes por malária caem para menos de 500 mil; África faz progresso, aponta OMS

Internacional|Do R7

  • Google News

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - O número de pessoas mortas pela malária diminuiu para menos de 500.000 no ano passado, refletindo os imensos progressos obtidos contra a doença transmitida por mosquito em algumas das áreas anteriormente mais atingidas da África subsaariana.


O relatório anual de malária da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou uma importante redução nas mortes, de 839.000 em 2000 para 438.000 em 2015, e um aumento significativo na quantidade de países a caminho da eliminação da doença.

As medidas de prevenção da malária, como redes para camas e fumigação dentro e fora dos ambientes, evitaram milhões de falecimentos e economizaram milhões de dólares em custos com saúde ao longo dos últimos 14 anos em muitos países africanos, declarou o relatório.


Enquanto a África continua sendo a recordista mundial de casos de malária, desde 2000 o índice de óbitos resultantes da doença caiu 66 por cento em todas as faixas etárias e recuou 71 por cento entre crianças menores de 5 anos.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que o progresso foi possível "por meio da adoção em grande escala" de uma prevenção eficaz e de ferramentas de tratamento.


"Na África subsaariana, mais da metade da população agora dorme com redes tratadas com inseticidas antimosquito, em comparação com meros 2 por cento em 2000", escreveu ela no relatório publicado nesta terça-feira.

Nigéria e República Democrática do Congo são os dois países que responderam por mais de 35 por cento das mortes por malária no mundo em 2015.

(Reportagem de Kate Kelland)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.