Moscou é alvo do ‘maior ataque de drones de todos os tempos’ no último dia das eleições russas
Mais de mil drones foram lançados, matando pelo menos duas pessoas e danificando uma importante refinaria de petróleo
Internacional|Da CNN Internacional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O prefeito de Moscou afirmou que a Ucrânia realizou seu “maior ataque de todos os tempos” contra a capital russa e a região ao redor, no momento em que a votação nas eleições parlamentares entra em seu último dia.
Mais de mil drones foram lançados, matando pelo menos duas pessoas e danificando uma importante refinaria de petróleo.
O prefeito, Sergei Sobyanin, vinculou o ataque à votação, dizendo que ele “foi claramente planejado com o objetivo de perturbar as eleições”.
“O inimigo não teve sucesso”, disse ele.
Este domingo é o terceiro e último dia das primeiras eleições parlamentares da Rússia desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia em 2022. Na ausência de qualquer oposição credível, espera-se amplamente que o partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, saia vitorioso.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou o ataque contra a Rússia em uma declaração no Telegram, mas não mencionou a eleição. Entre as áreas que estão votando estão quatro regiões ucranianas ilegalmente anexadas pela Rússia, mas que não estão totalmente sob o controle do Kremlin.
“Nossas respostas de longo alcance tiveram um impacto muito significativo na região de Moscou na noite passada”, disse Zelensky, acrescentando que as instalações-alvo geravam “bilhões de dólares que sustentam a máquina de guerra”.
O Estado-Maior da Ucrânia declarou mais tarde que o principal alvo do ataque foi a Refinaria de Petróleo Gazpromneft-Moscou, no distrito de Kapotnya, na capital russa. A instalação é uma das maiores refinarias do país em termos de volume.
Ataque massivo
O ataque contra Moscou foi um dos maiores que a Ucrânia já lançou contra a capital.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que 1.110 drones ucranianos e outros veículos aéreos não tripulados foram interceptados e destruídos durante a noite.
Enquanto isso, Sobyanin, o prefeito de Moscou, disse que mais de 1.600 drones foram abatidos em toda a Rússia desde sábado, e que 450 deles estavam se aproximando da capital.
“No entanto, vários drones atingiram o território da Refinaria de Moscou e um atingiu um edifício residencial”, disse ele.
O governador da região metropolitana de Moscou, Andrey Vorobiev, disse que duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas, incluindo três crianças, nos ataques durante a noite.
Ao mesmo tempo, a Rússia continuou atacando a Ucrânia com drones e mísseis. Tymur Tkachenko, chefe da administração militar da região de Kiev, disse que os ataques durante a noite até domingo mataram três crianças e uma mulher.
A Rússia vem bombardeando a Ucrânia, e Kiev em particular, com ataques aéreos quase constantes há quase um mês. Zelensky disse no domingo que, apenas nesta semana, a Rússia lançou mais de 2.000 drones de ataque, 1.700 bombas aéreas e 19 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









