Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mulheres usarão preto em discurso de Trump no Congresso

Congressistas querem chamar atenção para o combate ao assédio

Internacional|Cristina Charão, do R7

A deputada Jackie Speier vai participar do protesto
A deputada Jackie Speier vai participar do protesto

Deputadas e senadoras norte-americanas vestirão preto durante o discurso do Estado da União, que o presidente Donald Trump deverá realizar no Congresso no próximo dia 30. O ato, convocado por congressistas do Partido Democrata, lembra as mulheres vítimas de assédio sexual e chama a atenção para os casos de abuso de poder nos locais de trabalho.

O protesto segue o padrão do realizado por atrizes durante a entrega do Globo de Ouro. A cerimônia realizada no último final de semana tornou-se ponto alto da campanha #metoo, que incentiva mulheres a contarem casos de violência ou assédio.

A democrata Jackie Speier (Califórnia) pretende contar com a adesão também das congressistas republicanas. “Esta é uma mudança de cultura que está varrendo o mundo e o Congresso a está abraçando”, escreveu Speier em um comunicado distribuído à imprensa nos EUA.

Assim como ocorreu em Hollywood, no último ano, o Capitólio também foi inundado por denúncias de abusos contra mulheres. Várias congressistas, democratas e republicanas, contaram sobre violências sofridas por elas ou por membros de suas equipes.


O próprio Trump esteve no centro de um escândalo de abuso sexual durante as eleições de 2016. Dezenas de mulheres acusaram o então candidato de má conduta e assédio. Em dezembro, três mulheres retomaram as denúncias, de forma a renovar a pressão sobre a Casa Branca. À época, porta-vozes do presidente disseram que as alegações eram falsas.

Não será a primeira vez que as mulheres do Congresso norte-americano usarão uma mesma cor de roupa em protestos de caráter feminista. No primeiro discurso de Trump ao Congresso, em fevereiro do ano passado, 66 delas vestiram branco, lembrando o movimento das sufragetes do início do século XX, em defesa dos direitos das mulheres.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.