Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mundo enfrenta maior desigualdade desde a Segunda Guerra Mundial

Atualmente, mais de 1,2 bilhões de pessoas ainda vivem em situação de extrema pobreza

Internacional|

Países, como o Paquistão (foto), convivem com a extrema pobreza
Países, como o Paquistão (foto), convivem com a extrema pobreza Países, como o Paquistão (foto), convivem com a extrema pobreza

O aumento da desigualdade desde 1990 devolveu o mundo aos níveis da época da Segunda Guerra Mundial, segundo afirma um relatório apresentado nesta quarta-feira (29) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Segundo o relatório Humanidade Dividida, publicado após dois anos de trabalho, a desigualdade cresceu 11% nos últimos 24 anos e mais de 75% da população nos países em desenvolvimento vive em sociedades onde a renda é distribuída de maneira mais desigual que em 1990 e se aproxima dos números de 1945.

Fotógrafa registra "pobreza e coragem" em comunidade cigana

O mundo pode chegar a 3 bilhões de pessoas em situação de pobreza até 2050, diz ONU

Publicidade

"Este relatório explora as causas e as consequências da desigualdade que nos divide entre os países e dentro dos países, e mostra como não há nada inevitável neste crescimento da desigualdade", disse hoje a administradora do Pnud, Helen Clark, ao apresentar o documento.

Entre as causas desta situação, o relatório, cujo subtítulo é "Como fazer frente à desigualdade nos países em desenvolvimento", indica que a mudança tecnológica da qual estão excluídos aqueles sem acesso à internet, e a globalização financeira e comercial, que, apesar de incluir muitos países emergentes na dinâmica dos mercados, tornou-os mais vulneráveis a sua volatilidade.

Publicidade

Em um mundo mais rico que nunca, mais de 1,2 bilhões de pessoas ainda vivem em situação de extrema pobreza e a distribuição da riqueza é tal que o 1% mais rico da população mundial possui cerca de 40% dos recursos do mundo, enquanto 50% da população possui 1% de todos os recursos. 

No entanto, à margem de causas de contexto internacional, o Pnud destacou a importância da política interna de cada país, que tem em suas mãos a missão de dirigir a distribuição da riqueza por meio da legislação fiscal e a de acesso à saúde e educação.

Publicidade

Além disso, ressaltou que as desigualdades cresceram mais nos países que experimentaram um crescimento rápido que naqueles onde sua prosperidade econômica se desenvolveu de maneira mais paulatina.

Apesar destes números, o Pnud fez insistência nos avanços conquistados pela comunidade internacional e os trabalhos de cooperação ao desenvolvimento e assinalou que o Produto Interno Bruto per capita dos países de baixa e média renda aumentou mais que o dobro desde 1990.

Segundo a diretora de crescimento sustentável do departamento de pobreza do Pnud, Anuradha Seth, "não é necessário sacrificar o crescimento para conseguir a igualdade", e assegurou que dos 24 países em desenvolvimento que cresceram acima da média mundial (cerca de 3%), em 11 deles se ampliou a brecha da desigualdade e em 13 se reduziu ou segue igual.

Seth quis distinguir entre a desigualdade de níveis de receita e educação e a desigualdade de oportunidades, que "estão íntima e proporcionalmente relacionadas, são as duas faces da mesma moeda, mas respondem a diferentes causas", afirmou. Em relação à diferença nos níveis de receita e educação, a região da África Subsaaariana, América Latina e Caribe a combateu com sucesso nos últimos 20 anos, diferente do leste da Europa, da Ásia Central e do Sudeste Asiático.

Quanto à desigualdade de oportunidades, relacionadas com o acesso a emprego, saúde e educação, o relatório assegura que, por exemplo, as mulheres que vivem em áreas rurais têm três vezes mais probabilidades de morrer durante o parto que aquelas que vivem em centros urbanos e 87% da brecha nas taxas de mortalidade infantil vem dada pela desigualdade na riqueza.

Nestas desigualdades, as marginalizações por gênero, etnia ou religião seguem tendo um peso importante, segundo o relatório.

"Podemos suportar a pobreza, a podemos assumir como parte de nosso destino. Mas não podemos tolerar a desigualdade em questão de direitos humanos e justiça social", acrescentou o diretor do departamento de pobreza do Pnud, Selim Jahan. 

ONU acredita em redução expressiva da fome

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.