Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Munição cai de avião e causa explosão em cidade na Rússia

Incidente feriu duas mulheres, deixou uma cratera no centro da cidade, danificou apartamentos e derrubou postes de energia

Internacional|Do R7

Imagem mostra danos provocados após uma explosão na cidade de Belgorod
Imagem mostra danos provocados após uma explosão na cidade de Belgorod Imagem mostra danos provocados após uma explosão na cidade de Belgorod

Um caça deixou cair munição sobre a cidade russa de Belgorod, próxima à fronteira com a Ucrânia, informou o Ministério da Defesa nesta quinta-feira (20), depois que as autoridades locais relataram uma explosão que feriu duas pessoas.

A aviação russa sobrevoa Belgorod regularmente desde o início da ofensiva na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Na noite desta quinta-feira, as autoridades locais relataram uma grande explosão em Belgorod que deixou uma enorme cratera no centro da cidade e feriu duas mulheres.

Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, disse que a explosão provocou uma onda de choque que danificou quatro apartamentos e quatro carros e derrubou postes de energia.

Publicidade

"Houve uma explosão", disse Gladkov em uma mensagem no aplicativo Telegram. Equipes de investigação e representantes do Ministério de Emergências estavam trabalhando no local, acrescentou.

A explosão deixou uma "enorme" cratera com cerca de 20 metros de diâmetro no centro da cidade, explicou.

Publicidade

Tanto Gladkov quanto o prefeito Valentin Demidov postaram fotos dos danos nas redes sociais.

Em um delas, é possível ver vizinhos atordoados e amontoados em frente a um prédio de apartamentos, com uma mulher segurando um cachorro e um caminhão de bombeiros por perto.

Publicidade

Outra fotografia mostra o interior dos apartamentos destruídos pela explosão.

Queda anormal

As autoridades locais não detalharam a causa do incidente, mas o Ministério da Defesa rapidamente divulgou um comunicado explicando que um caça perdeu munição enquanto sobrevoava a cidade.

"Durante um voo do avião Su-34 da força aérea sobre a cidade de Belgorod, ocorreu uma queda anormal de munição", disse o ministério.

O comunicado publicado pelas agências de notícias russas especifica que o incidente ocorreu às 22h15 do horário local (16h15 de Brasília).

Citando informações preliminares, Gladkov disse que uma mulher foi hospitalizada com um ferimento na cabeça e outra foi tratada no local.

A região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, é frequentemente atingida por tiros, às vezes fatais, que Moscou atribui à Ucrânia, mas o centro de Belgorod foi atingido apenas algumas vezes.

Em janeiro, o governador Gladkov disse ao presidente russo, Vladimir Putin, que 25 pessoas foram mortas e mais de 90 ficaram feridas na região desde o início da ofensiva.

Em outubro de 2022, um avião Su-34 caiu em um prédio residencial na cidade de Yeysk, no sul, também na fronteira com a Ucrânia, matando 16 pessoas, incluindo sete crianças.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.