Logo R7.com
RecordPlus

Napolitano aceita ser reeleito como presidente da República italiana

Presidente aceitou pedidos feitos por partidos políticos do País

Internacional|Do R7

  • Google News
Presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano
Presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano

O presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, aceitou neste sábado (20) o pedido feito pelos partidos políticos do País para que apresente sua candidatura à reeleição, após cinco votações sem que fosse escolhido um sucessor.

Em nota, Napolitano colocou seu nome à disposição, como havia sido pedido em várias reuniões pela manhã, na votação que acontecerá às 15h30 (10h30 no horário de Brasília) no Parlamento italiano.


— Consciente das razões que me foram apresentadas, e em respeito as personalidades que até agora se submeteram ao voto para as eleições do novo chefe de Estado, considero que tenho o dever de oferecer a disponibilidade que me foi pedida.

O chefe de Estado, que completará 88 anos em junho, deve conseguir a maioria absoluta de votos na sexta votação, e assim, ser reeleito para um mandato de sete anos. Napolitano, em várias ocasiões tinha manifestado sua vontade de não concorrer ao cargo, entre outras coisas pela sua idade avançada.


— Me move neste momento o sentimento de não poder fugir desta responsabilidade", afirmou. Mais cedo, algumas formações políticas propuseram a reeleição de Napolitano, de 87 anos, como forma de acabar com a paralisia do Parlamento, já que após cinco votações não se conseguiu escolher um candidato.

Entre estas estão o Partido Democrata, através do líder Pier Luigi Bersani. O presidente também recebeu Silvio Berlusconi, líder do Povo da Liberdade, e o presidente do Governo interino, Mario Monti.


Em uma nota, o presidente da República explicou sobre o exemplo que deve ser seguido

— Todos os interlocutores expressaram a convicção de que, diante da grave situação que se criou durante as eleições para o novo chefe de Estado, é urgente que o Parlamento dê exemplo de unidade e coesão nacional.


O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.