Logo R7.com
RecordPlus

Naufrágio de barco com imigrantes mata ao menos 25 na Líbia

País é o principal porto de partida para quem deseja ir à Europa

Internacional|Do R7

  • Google News
Imagem mostra outro resgate de imigrantes nesta semana
Imagem mostra outro resgate de imigrantes nesta semana

Ao menos 25 imigrantes morreram quando seu barco naufragou no litoral oeste da Líbia neste sábado (25), e os sobreviventes estão sendo levados de volta a um porto de Trípoli, informaram autoridades da Guarda Costeira líbia.

A Líbia é o principal porto de partida da maioria dos imigrantes africanos que tentam seguir para a Europa. Normalmente os traficantes de pessoas amontoam-nos em barcos infláveis precários que quebram ou afundam com frequência.


A maioria dos imigrantes é recolhida por embarcações internacionais e conduzida à Itália, onde mais de 115 mil chegaram até este momento em 2017, embora um número crescente deles esteja sendo interceptado pela Guarda Costeira líbia, que tem apoio europeu, e devolvido para o país do norte da África.

As travessias diminuíram consideravelmente desde julho, mas esta semana testemunhou uma nova leva de partidas.

Sabe-se que quase 3.000 imigrantes morreram ou desapareceram depois de tentarem cruzar para a Europa pelo mar este ano, a maioria deles entre a Líbia e a Itália. Na sexta-feira, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que, desde o ano 2000, o mar Mediterrâneo é "de longe a fronteira mais mortífera do mundo".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.