Navio de guerra alemão afundado na 2ª Guerra é achado na Noruega
Restos do navio Karlsruhe, que participou a invasão nazista à Noruega, foram localizados 80 anos após ele ser afundado durante a guerra
Internacional|Do R7
Os destroços de um grande navio de guerra alemão foram descobertos na costa da Noruega cerca de 80 anos após ter sido afundado em na Segunda Guerra Mundial, segundo a operadora de rede elétrica norueguesa Statnett e um arqueólogo marítimo.
Leia também: Submarino alemão da 1ª Guerra reaparece em praia francesa
Identificado este ano a partir de imagens e de varredura sonar de seu casco e de detalhes como a posição das torres de canhão, o cruzador Karlsruhe foi detectado pela primeira vez em 2017 a apenas 15 metros de um cabo de energia submarino que está operando desde 1977.
A história do Karlsruhe
Construído na década de 1920, o navio foi posteriormente equipado com uma suástica da era nazista que também foi capturada em imagens submarinas feitas pela Statnett e seus parceiros, e transmitida primeiramente pela emissora pública norueguesa NRK.
Leia também
O navio nazista que se tornou uma 'bomba-relógio' no fundo do mar
O Protocolo de Auschwitz: a fuga que revelou ao mundo os horrores do campo de extermínio
Bomba da 2ª Guerra explode e deixa cratera em campo na Alemanha
As bombas da Segunda Guerra que ainda ameaçam os mares da Alemanha
O naufrágio de navio militar na 2ª Guerra que inspirou filme 'Tubarão'
O navio de 174 metros, parte da força alemã que invadiu a Noruega em abril de 1940, foi atingido por um torpedo submarino britânico logo após iniciar sua viagem de retorno do porto de Kristiansand, no sul da Noruega.
A tripulação do navio se retirou e a embarcação foi afundada pelos próprios alemães, indo ao fundo do mar a uma profundidade de 490 metros, cerca de 24 quilômetros da costa.
"Você pode encontrar o destino do Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou", disse o arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo da Noruega Frode Kvaloe.
A Statnett disse que seu cabo de energia submarino, que conecta a Noruega com a Dinamarca, teria sido colocado mais longe dos destroços se sua localização fosse conhecida no momento da construção.
O ataque de 9 de abril de 1940 marcou o início da invasão nazista da Noruega, forçando o governo e o rei a fugir para o Reino Unido, onde ficaram exilados até a rendição da Alemanha, em 1945.