Navio pirata afunda no México após falha no sistema; assista
Embarcação turística oferecia viagens temáticas que recriavam a vida dos piratas
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O navio pirata Marigalante, atração turística de Puerto Vallarta, no México, afundou nesta sexta-feira (10) após uma falha no sistema. Todos os tripulantes foram evacuados com segurança antes de a embarcação submergir.
Segundo autoridades, o incidente foi causado por uma falha mecânica ou elétrica nas bombas de porão. As equipes tentaram salvar o navio, com mais de 30 anos de viagens turísticas, mas as fortes ondas dificultaram a operação.
LEIA MAIS
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento do naufrágio. Nas imagens, é possível ver o navio começar a afundar até desaparecer completamente no mar.
O Marigalante era uma réplica do galeão Santa María, uma das embarcações comandadas por Cristóvão Colombo em sua travessia do Atlântico em 1492. Construído em 1987 para celebrar os 500 anos da chegada de Colombo à América, o navio foi inteiramente feito de madeira e se tornou um ícone do porto mexicano, oferecendo passeios temáticos que simulavam a vida dos piratas.
A embarcação levava centenas de turistas por semana. Durante a viagem, a tripulação encenava batalhas e apresentava curiosidades sobre as expedições marítimas, além de exibir espetáculos com acrobacias, lutas de espadas e fogos de artifício.
“Em coordenação com o Ministério da Marinha, a Proteção Civil de Jalisco e voluntários, foi realizado o atendimento de emergência à embarcação Marigalante. A água entrou na casa de máquinas. A embarcação não transportava turistas a bordo, apenas sua tripulação, que foi resgatada em segurança graças à rápida intervenção das equipes de emergência”, informou a Proteção Civil e o Corpo de Bombeiros em nota divulgada nas redes sociais.
“O incidente foi causado por uma falha mecânica ou elétrica nas bombas de porão; devido às fortes ondas, foi impossível resgatar a embarcação, que infelizmente afundou. Agradecemos a colaboração e a pronta resposta de todas as agências envolvidas nesta ação conjunta para salvaguardar a vida humana no mar”, finalizaram.
Perguntas e Respostas
O que aconteceu com o navio Marigalante no México?
O navio pirata Marigalante, uma atração turística em Puerto Vallarta, afundou no dia 10 de novembro após uma falha no sistema. Todos os tripulantes foram evacuados com segurança antes do naufrágio.
Qual foi a causa do afundamento do Marigalante?
O incidente foi causado por uma falha mecânica ou elétrica nas bombas de porão. As equipes de resgate enfrentaram dificuldades devido às fortes ondas, o que impossibilitou o salvamento do navio.
O que foi registrado nas redes sociais sobre o naufrágio?
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que o navio começou a afundar até desaparecer completamente no mar.
Qual era a história do navio Marigalante?
O Marigalante era uma réplica do galeão Santa Maria, comandado por Cristóvão Colombo em 1492. Construído em 1987 para comemorar os 500 anos da chegada de Colombo à América, o navio era feito inteiramente de madeira e se tornou um ícone do porto mexicano, oferecendo passeios temáticos sobre a vida dos piratas.
Quantos turistas o Marigalante recebia e quais atividades eram realizadas a bordo?
O navio levava centenas de turistas por semana e durante as viagens, a tripulação encenava batalhas, apresentava curiosidades sobre expedições marítimas e realizava espetáculos com acrobacias, lutas de espadas e fogos de artifício.
Como foi a resposta das autoridades ao incidente?
A Proteção Civil de Jalisco, em coordenação com o Ministério da Marinha e voluntários, realizou o atendimento de emergência. A nota divulgada destacou que a água entrou na casa de máquinas, mas a tripulação foi resgatada em segurança devido à rápida intervenção das equipes de emergência. Infelizmente, o navio afundou devido às condições adversas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
