Navio turco é bombardeado perto da Líbia
Ao menos uma pessoa morreu e outras ficaram feridas
Internacional|Da Ansa
Um navio cargueiro turco foi bombardeado ao se aproximar do porto de Tobruk, na Líbia, informou nesta segunda-feira (11) o Ministério das Relações Exteriores de Ancara.
De acordo com as autoridades turcas, o episódio ocorreu ontem (10) em águas internacionais. Uma pessoa morreu e membros da tripulação ficaram feridos. A embarcação foi atacada ao se aproximar do porto, e depois bombardeada por forças aéreas quando tentava deixar o local. O ataque ocorreu a 13 milhas náuticas de Tobruk.
O barco "Tuna-1" transportava gesso da Espanha para a Líbia.
Iêmen: houthis aceitam trégua de 5 dias proposta pela Arábia Saudita
Em carta à ONU, Iêmen pede intervenção militar terrestre para salvar país
Apesar de danificado, o cargueiro segue viagem. "Condenamos fortemente este desprezível ataque que teve como alvo um barco civil em águas internacionais", afirmou um comunicado do Ministério.
A Turquia, no entanto, não apontou quem seria o autor das ataques. Em fevereiro, o primeiro-ministro da Líbia, Abdullah al Thani, decidiu romper relações com a Turquia, acusando o país de fornecer armas a rebeldes islâmicos.
Na ocasião, Ancara chamou seu embaixador na Líbia. Uma fonte militar citada pela imprensa líbia disse que o navio foi bombardeado porque "violou o embargo sobre o fornecimento de armas".