Logo R7.com
RecordPlus

‘Nenhum outro país está em posição de garantir a segurança da Groenlândia’; veja o discurso de Trump

Em sua fala em Davos, o presidente destacou feitos do governo, além de criticar Joe Biden, Europa e China

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump discursou no Fórum Econômico Mundial em Davos, abordando tensões sobre a Groenlândia.
  • Criticou Joe Biden e mencionou a maior inflação da história como legado da administração anterior.
  • Defendeu a importância da Groenlândia para a segurança global e questionou a capacidade de proteção dos aliados da OTAN.
  • Atacou a Europa pelo uso de energia eólica e a China pela produção dessa energia, chamando consumidores europeus de "estúpidos".

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Donald Trump realizou um discurso durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21). A fala do político era aguardada após o aumento das tensões entre os Estados Unidos e países europeus em torno de uma possível anexação americana da Groenlândia, algo que foi suavizado por ele.

No início de sua fala, Trump exaltou a economia americana e a atual conjuntura europeia ao mencionar uma preocupação com um cenário “irreconhecível” devido ao aumento crescente presença de imigrantes. “Eu quero ver a Europa se saindo bem também, mas não está indo na direção certa”, declarou.


Trump reafirmou a importância da Groenlândia em seu discurso Reprodução/Record News

Outra pauta presente em diversos momentos de sua fala foram as comparações de seu atual governo ao de seu antecessor Joe Biden. Segundo o líder estadunidense, a gestão anterior deixou a maior inflação da história e com acordos considerados por ele como ruins em vários setores, como o energético.

Medidas como redução do financiamento em usinas eólicas e o aumento da produção de petróleo foram citadas pelo político como meios utilizados para abaixar os preços dos combustíveis no país. Outro anúncio feito foi o da extração de 50 milhões de barris de petróleo venezuelano e a boa relação com o novo governo do país sul-americano nos novos acordos.


“Elogiamos muito toda a cooperação que eles têm nos dando, nós temos tido uma grande cooperação. Assim que acabamos o ataque, eles disseram: ‘Vamos fazer um acordo’, muitas pessoas deveriam fazer isso, mas a Venezuela vai ganhar mais dinheiro nos próximos seis meses do que eles ganharam nos últimos 20 anos”, celebrou.

Leia mais

Posicionamento sobre a Groenlândia

Um dos pontos mais esperados do discurso de Trump foi sobre a situação da ilha da Dinamarca, após ameaças de taxas contra países europeus e de retaliações do outro lado. Apesar de afirmar que não iria falar sobre o assunto, o presidente usou alguns dos minutos de sua fala para destacar a importância do território para a manutenção da paz mundial, além de recuar em ameaças de ataques.


O presidente exaltou o poder de produção bélica dos Estados Unidos e voltou a afirmar que fez mais pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) do que os outros membros. Trump questionou a força dos outros países para a proteção da ilha dinamarquesa e uma possível ajuda a Washington em caso de um ataque.

“Eu tenho um grande respeito pela população da Groenlândia, pela população da Dinamarca, um grande respeito, mas cada aliado da Otan tem a obrigação de ser capaz de defender o seu próprio território. E o fato é que nenhum país ou outras nações estão em posição de garantir a segurança da Groenlândia”, destacou.


Críticas à China e à Europa

Trump criticou produção de equipamentos eólicos pelo país de Xi Jinping Reprodução/Record News

O presidente americano aproveitou sua fala para criticar a postura dos países europeus pela utilização de energia eólica e da China pela produção de usinas do tipo. A Europa é um dos grandes apoiadores da descarbonização e adoção de produção energética considerada mais verde, em antagonismo às medidas defendidas por Trump.

Segundo ele, o país asiático produz equipamentos para a geração do modelo de energia, mas não os utiliza, além de mencionar a perda de dinheiro no processo e possíveis danos ambientais, como a morte de aves. O líder estadunidense também chamou os consumidores dessa matriz energética de “estúpidos” e “perdedores”, se referindo aos europeus.

“A China produz quase todas as usinas eólicas e eu não consegui encontrar nenhuma dessas usinas lá na China. Já pensaram nisso? Vale a pena dar uma olhada, eles são inteligentes, constroem, fabricam e vendem para pessoas estúpidas, mas eles mesmo não usam”, declarou Trump.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.