Netanyahu e Secretário dos EUA prometem cooperar sobre Síria e Irã
Em conversa em Brasília, ambos garantiram que irão enfrentar Irã no Oriente Médio, apesar dos planos dos EUA de retirarem tropas da Síria
Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7, com Reuters
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira (1), antes de se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Brasília, que planeja discutir como intensificar a cooperação em espionagem e operações na Síria e em outras partes para bloquearem a "agressão" iraniana.
Ambos estão no Brasil para acompanhar a posse de Jair Bolsonaro como presidente do país.
No último domingo (30), no Rio de Janeiro, Netanyahu já havia afirmado que a transferência da embaixada de qualquer país, de Tel Aviv para Jerusalém, não aumenta a preocupação de Israel em relação ao terrorismo.
Leia mais: Decepcionados com EUA, curdos da Síria se voltam a Rússia e Assad
Segundo ele, a preocupação atual do governo é em relação à influência e à presença do Irã na Síria, por meio de bases de mísseis e de forças militares.
Leia também
Os Estados Unidos e Israel prometerem nesta terça-feira manter a cooperação sobre a Síria e continuar a enfrentar o Irã no Oriente Médio, apesar dos planos do presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar tropas do território sírio.
Nos primeiros comentários públicos dele sobre a decisão de Trump de retirar as tropas da Síria, Pompeo disse que isso "de nenhuma forma muda o que esta administração está trabalhando junto com Israel" e que a campanha contra o Irã vai continuar.
Veja a galeria - Síria: saiba quem são os 80 mil xiitas que combatem no país