Logo R7.com
RecordPlus

Níger vota em busca de primeira transição democrática do país

Nação da África Ocidental sofreu quatro golpes de Estado desde que se tornou independente da França, em 1960

Internacional|Do R7

  • Google News
População do Níger, na África Ocidental, escolhe presidente neste domingo
População do Níger, na África Ocidental, escolhe presidente neste domingo

O Níger vai às urnas neste domingo (27) em uma eleição que levará à primeira transferência de poder do país da África Ocidental entre dois presidentes eleitos democraticamente.

Leia também

Uma transição sem problemas seria um motivo excepcional de esperança para um país arruinado pela pobreza generalizada e pela violência islâmica, que deixou centenas de civis e soldados mortos apenas no ano passado.


O Níger sofreu quatro golpes desde que se tornou independente da França em 1960.

Uma transferência tranquila de poderes também serviria de contraste para a Costa do Marfim e a Guiné, cujos presidentes este ano recorreram a mudanças constitucionais para iniciar o terceiro mandato, aumentando o temor de um revés democrático na África Ocidental.


"É extremamente importante para nós porque eles acham que somos os campeões do golpe", disse Massaoudou Abdou, 50, que votou em uma escola da cidade de Maradi, não no sul do Níger.

“Em 60 anos de independência, esta é a primeira vez”, afirmou, referindo-se à transferência do poder de um presidente eleito para outro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.