Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nissan: promotores pedem 2 anos de prisão para parceiro de Ghosn

Greg Kelly é acusado de ter estar na linha de frente da fuga do ex-presidente da montadora japonesa para o Líbano em 2019

Internacional|

promotores pedem dois anos de prisão para Greg Kelly, colaborador de Ghosn na Nissan
promotores pedem dois anos de prisão para Greg Kelly, colaborador de Ghosn na Nissan promotores pedem dois anos de prisão para Greg Kelly, colaborador de Ghosn na Nissan

O Ministério Público solicitou, nesta quarta-feira (29), dois anos de prisão para Greg Kelly, americano que era colaborador de Carlos Ghosn, julgado há quase um ano em Tóquio por supostas fraudes financeiras na montadora japonesa Nissan.

Detido em novembro de 2018 ao lado do então CEO da aliança automobilística Renault-Nissan-Mitsubishi Motors pouco depois de pousar em Tóquio, Kelly, um jurista de 65 anos, tinha apenas um papel secundário no caso.

Mas ele ficou na linha de frente da justiça japonesa desde a fuga cinematográfica no fim de 2019 para o Líbano do principal acusado, Carlos Ghosn, que se escondeu em uma caixa de equipamento de áudio para escapar dos controles aeroportuários no Japão.

Leia mais: Moradores selam portas e janelas devido a gases tóxicos de vulcão

Publicidade

De acordo com a lei japonesa, Kelly enfrenta a possibilidade de ser condenado a 10 anos de prisão por ter ajudado Ghosn - segundo os procuradores japoneses - a esconder entre 2010 e 2018 das autoridades que regulamentam a Bolsa japonesa quase nove bilhões de ienes (82 milhões de dólares na cotação atual), remuneração que a Nissan previa pagar posteriormente ao executivo.

Kelly "estava por trás dos esforços para ocultar a renda de Ghosn", disseram os promotores do caso nesta quarta-feira. "Apenas Kelly, em quem Ghosn tinha absoluta confiança, poderia desempenhar esse papel", acrescentaram.

Publicidade

Os argumentos dos promotores são "muito fracos", reagiu à AFP Yoichi Kitamura, advogado de Kelly, que continua "bastante confiante" quanto à absolvição de seu cliente.

"Disseram que Kelly era o braço direito de Ghosn, mas ele era leal à Nissan e não a Ghosn em particular", de acordo com Kitamura.

Publicidade

As alegações finais da defesa estão previstas para 27 de outubro. A sentença está prevista para março de 2022, ou seja, 18 meses após o início do julgamento, segundo informou à AFP uma fonte próxima ao caso.

Assim como Ghosn, Kelly sempre se declarou desde o início do processo, mas admitiu que se examinava a nível interno como aumentar legalmente as remunerações de Ghosn.

Leia mais: Primeiro voo desde sábado chega à ilha canária de La Palma

Ele mora em Tóquio, em liberdade sob fiança, desde o fim de 2018, com a proibição de abandonar o território japonês durante o processo penal em curso.

Ghosn, por sua vez, não pode ser julgado à revelia no Japão, enquanto outros executivos da Nissan, antigos ou ativos, não foram processados, alguns deles devido à sua condição de delatores.

A empresa Nissan, indiciada como pessoa jurídica, se declara culpada. Os promotores pediram apenas uma multa de 200 milhões de ienes (cerca de R$ 9,7 milhões).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.