Noruega confirma contatos com governo venezuelano e oposição
Oslo elogiou os 'esforços' das duas partes e mostrou sua disposição de continuar apoiando 'a busca de uma solução pacífica' para crise na Venezuela
Internacional|Da EFE
As autoridades da Noruega confirmaram, nesta sexta-feira (17), seu papel mediador em uma fase inicial para começar um diálogo político entre o governo da Venezuela e a oposição, para buscar resolver a grave crise do país sul-americano.
"A Noruega informa que teve contatos preliminares com representantes dos principais atores políticos da Venezuela, em uma fase exploratória, com o objetivo de apoiar a busca por uma solução para a situação no país", afirmou o Ministério das Relações Exteriores norueguês.
Leia também
Oslo elogiou os "esforços" dos partidos e mostrou sua disposição de continuar apoiando "a busca de uma solução pacífica".
O chefe do Parlamento da Venezuela e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, confirmou, ontem, os contatos.
"Sim, há alguns enviados para a Noruega. Agora, eu também disse que até o ponto de exaustão, não vamos nos dedicar a uma falsa negociação que não leve a três coisas: cessação da usurpação, governo de transição e eleições livres", afirmou.
A emissora pública norueguesa "NRK" havia antecipado que os contatos entre os dois partidos começaram em Cuba e várias reuniões foram realizadas em um local secreto em Oslo.
A delegação do governo é composta pelo ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez, enquanto pela oposição estão o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González; o ex-deputado Gerardo Blyde e o ex-ministro Fernando Martínez Mottola, segundo a "NRK".
Os nomes da oposição foram mencionados por Guaidó, embora o governo venezuelano não tenha feito uma declaração oficial.