'Nos jogamos no mar e agarramos em pedras, esperando resgate', diz brasileira sobre incêndio no Havaí
Fogo matou mais de 80 pessoas no condado de Maui
Internacional|Do R7
A brasileira Ana Carolina Penedo relatou em seu Instagram o desespero sofrido durante o resgate em meio ao incêndio no condado de Maui, no Havaí, que já matou mais de 80 pessoas.
Residente da cidade de Lahaina, ela disse que o local não tinha estruturas para a evacuação.
"Eu e minha mãe não evacuamos a cidade a tempo, então ficamos presas no fogo. Tive que abandonar meu carro na rua, porque o fogo chegou, mas graças a Deus a gente tinha o mar para se jogar e se salvar. Minha mãe não sabe nadar, então não foi uma coisa tranquila", afirmou em um dos vídeos.
Ana Carolina continua, explicando que ela e a mãe alternaram entre o mar e as pedras para se agarrar e foram resgatadas mais de dez horas depois pelos bombeiros. Ela conta que perdeu carro, identidade, carteira, computador, e que a única coisa que conseguiu salvar foi o passaporte.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A brasileira fala que, em muitos momentos, não soube se seria salva e que muitas pessoas foram retiradas da água sem vida, e o número de pessoas mortas ainda está longe de ser final.
Ela alega que agora tem um longo caminho pela frente para conseguir recuperar o que foi perdido e agradeceu a todas as mensagens e ajuda que recebeu desde então.
"Se fica uma lição de tudo isso é a de que não esperem, nunca, jamais. Ao menor sinal de perigo, corram. Eu demorei muito para evacuar, não tinha nenhuma informação, estava desde as seis horas da manhã sem luz e sinal de celular, sem saber de nada. Não teve um plano de evacuação eficiente em Lahaina, não teve um alarme. [...] Nesse momento toda ajuda é bem-vinda, é necessária de alguma forma", concluiu.
Veja a publicação: