Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Novas centrífugas no Irã seria uma 'provocação'(EUA)

Internacional|Do R7

Os Estados Unidos consideraram uma "provocação" a instalação pelo Irã de novas centrífugas em sua instalação nuclear de Natanz no início de fevereiro, como afirma a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"A instalação de novas centrífugas modernas constituiria uma nova escalada e uma violação contínua das obrigações do Irã conforme as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA. Isto marca um passo de provocação adiante", declarou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

A AIEA informou nesta quinta-feira que o Irã começou a instalar centrífugas IR-2m em seu campo nuclear de Natanz em 6 de fevereiro.

"Esta é a primeira vez que centrífugas mais avançadas que as IR-1 são instaladas" neste local de enriquecimento de urânio, acrescentou a agência em seu relatório.


O Irã é alvo de várias sanções internacionais que visam o seu programa de enriquecimento de urânio. As grandes potências suspeitam que o país querer desenvolver armas atômicas sob a cobertura de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

Nuland indicou que o relatório sobre as novas centrífugas não é uma surpresa e pediu que o Irã considere "outro caminho... o da diplomacia".


Os iranianos "têm a oportunidade de se apresentar de maneira séria e dispostos a resolver as preocupações da comunidade internacional", afirmou Nuland.

nr/tm/arc/mr

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.