Novo presidente do México abre mão de avião e residência oficiais
López Obrador disse que irá transformar a residência oficial do presidente, conhecida como 'Los Pinos' em um espaço para as artes e cultura mexicana
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador afirmou que não irá utilizar alguns dos benefícios que estão incluídos no cargo, do qual tomará posse em dezembro.
López Obrador contou que não irá viver na residência oficial conhecida como "Los Pinos", que será transformada em "um espaço para as artes e para a cultura do povo do México", conforme declarou em coletiva de imprensa.
O avião presidencial responsável por levar o mandatário do país em viagens oficiais também será aposentado durante o mandato de López Obrador.
O novo líder mexicano afirmou que continuará a usar linhas comerciais para dar conta de seus compromissos como fez durante toda sua vida.
Todas essas decisões fazem parte das promessas que ele fez durante a campanha. López Obrador venceu as eleições mexicanas com 53% dos votos, no último domingo (1).
Na última segunda-feira (3), Obrador já havia dito que vai realizar um referendo no meio do mandato para saber se a população deseja que ele continue sendo presidente.
Segurança especial
Além do conforto para viver e viajar, o novo presidente também abriu mão de algumas medidas de segurança.
Ele afirmou à imprensa mexicana que o Estado Mayor Presidencial, uma força de elite criada para garantir a segurança do presidente, agora será subordinado ao Ministério da Defesa.
"Eu tenho dito que quem cuida de mim é o povo e aquele que luta pela justiça não tem o que temer", disse.