Internacional Novo terremoto, de 8.1 graus, atinge ilhas da Nova Zelândia

Novo terremoto, de 8.1 graus, atinge ilhas da Nova Zelândia

Terceiro tremor de mais de 7 graus aconteceu perto das ilhas Kermadec, a 1033km da Illha Norte, e gerou alerta de tsunami

  • Internacional | Do R7, com AFP

Região das ilhas Kormadec (no destaque) foi atingida por dois grandes temores nesta quinta

Região das ilhas Kormadec (no destaque) foi atingida por dois grandes temores nesta quinta

Wikimedia Commons

Um novo terremoto de grande magnitude, 8.1 graus na escala Richter, atingiu as ilhas Kermadec, uma região isolada da Nova Zelândia no Pacífico Sul. Um alerta de tsunami foi emitido para a região, assim como uma ordem para a evacuação do litoral nordeste da Ilha Norte, a mais populosa do país, que fica a cerca de 1033 km do epicentro do tremor.

Leia também: Terremoto de magnitude 7.3 atinge a costa da Nova Zelândia

De acordo com o USGS, o centro de monitoramento sismológico dos EUA,  o abalo teve seu epicentro às 16h28 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (4). O centro de alerta contra tsunamis dos EUA emitiu avisos para possíveis maremotos em Guam, Nova Zelândia, Ilhas Cook e Havaí.

Depois, incluiu na lista Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Ilhas Fiji, Ilhas Polinésias e Samoa Americana, além de ter emitido um boletim para manter a atenção para possíveis tempestades em todo o arquipélago havaiano.

O serviço americano atualizou os dados e aumentou em 0.1 grau a magnitude do terremoto, que teve uma profundidade de 19 quilômetros e foi precedido por tremores de menor intensidade.

Sequência de tremores

O tremor foi o terceiro de grande magnitude na mesma região. O mais forte até então, registrado às 14h41 (horário de Brasília) atingiu 7,4 graus na escala Richter e também gerou um alerta de tsunami, que depois foi rescindido. Também houve um de 5,7 graus, às 16h46, e alguns menores.

Em outra região, mais próxima das ilhas principais da Nova Zelândia, houve um tremor de 7.3 graus às 10h27, com epicentro a cerca de 173km da cidade de Gisborne. Além desse, foram registrados pelo menos outros 8 tremores de menor intensidade.

Ainda não há informações disponíveis sobre vítimas ou danos materiais para nenhum desses tremores.

Últimas