Número de mortos após terremoto na Turquia e na Síria passa de 37 mil
Organização Mundial da Saúde classifica situação como a pior tragédia da Europa nos últimos 100 anos
Internacional|Do R7, com AFP
Número de mortos após terremoto passa de 37 mil, são 31.974 pessoas mortas na Turquia e mais de 5.800, segundo informações divulgadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelo governo sírio nesta terça-feira (14).
O terremoto de magnitude de 7,8 que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na segunda-feira (6) foi classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a "pior catástrofe natural" em 100 anos na Europa.
As chances de localizar pessoas com vida sob os escombros são maiores nas primeiras 72 horas, mas equipes de resgate ainda estão conseguindo resgatar sobreviventes após mais de uma semana do tremor de terra.
Um menino foi resgatado após ficar 182 horas sob os escombros de um prédio na província de Hatay.
O caso mais recente de um resgate bem-sucedido é de uma mulher que ficou mais de 200 horas esperando por socorro.
Alguns especialistas estimam que até 155 mil corpos podem estar sob prédios e casas que desabaram na Turquia e na Síria.
Leia também
Ajuda brasileira
O governo brasileiro enviou um grupo de 26 profissionais, sendo 22 bombeiros, 2 médicos militares e 2 integrantes da Defesa Civil para ajudar nos trabalhos de busca e resgate na Turquia.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo, que compõe a força-tarefa, relatou que o frio é a principal adversidade que os integrantes da missão encontraram. As temperaturas, por vezes, chegam a 5ºC negativos.