Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que é o Círculo de Fogo do Pacífico, região de terremotos e tsunamis

Falha geológica de 40 mil quilômetros de extensão é responsável por nove em cada dez abalos sísmicos no mundo

Internacional|Do R7

Centenas de pessoas são atendidas em ambulatórios improvisados na Indonésia
Centenas de pessoas são atendidas em ambulatórios improvisados na Indonésia Centenas de pessoas são atendidas em ambulatórios improvisados na Indonésia (TIMUR MATAHARI/AFP)

O terremoto da última segunda-feira (21) em Java, na Indonésia, pôs, mais uma vez, a Ásia no mapa dos desastres naturais causados por abalos sísmicos. Ao menos 162 pessoas morreram e outras 700 ficaram feridas no incidente que teve como epicentro a ilha mais populosa do país.

A região é conhecida pelos profissionais que estudam a falha geológica do Círculo de Fogo do Pacífico. As fossas e depressões, juntas, têm mais de 40 mil quilômetros de extensão e estão a leste da Ásia e Oceania e a oeste das Américas.

A área é tão sismicamente ativa por conta dos diversos encontros de placas tectônicas na região. Estima-se que nove em cada dez terremotos aconteçam justamente no Círculo de Fogo do Pacífico.

A região de Java, na qual aconteceu o tremor de segunda-feira, possui a própria fossa, que foi nomeada como a ilha. Outras importantes fossas estão presentes na área, como a das Filipinas e a de Bougainville.

Publicidade

Além de ter grande incidência de tremores, essa região do planeta possui alta densidade populacional, ou seja, muita gente vive por ali. A Indonésia tem 276,4 milhões de habitantes, as Filipinas, 111 milhões, o Japão, 125,7 milhões, e a Tailândia, 69,9 milhões, por exemplo. Todos esses países estão em algumas das áreas mais sensíveis das fossas da Ásia.

A combinação desses dois fatores contribui para que tragédias ocorram cada vez que um terremoto de grande intensidade acontece. O Círculo de Fogo do Pacífico foi onde aconteceram dois dos maiores desastres naturais do século 21: o tsunami de 2004 na Tailândia e Indonésia e o tsunami de 2011 no Japão, que atingiu a costa do país e causou o acidente na Usina Nuclear de Fukushima.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.