Logo R7.com
RecordPlus

O que é o TTP, elemento central no conflito entre Paquistão e Afeganistão

Especialista analisa ainda a possibilidade de escalada da guerra e do envolvimento dos EUA

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A escalada de tensões entre Paquistão e Afeganistão aumentou após ataques aéreos em Cabul, alegadamente em resposta a ações do grupo extremista Talibã.
  • O TTP (Tehrik-i-Taliban Pakistan) é descrito como uma célula do Talibã no Paquistão, com o objetivo de derrubar o Estado paquistanês.
  • O professor Roberto Uebel alertou para a possibilidade de escalada do conflito, mas destacou que as ações até agora têm sido pontuais.
  • O Paquistão, sendo uma potência nuclear, possui um potencial militar superior ao do Afeganistão, limitando a possibilidade de um conflito prolongado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A escalada de tensões entre Paquistão e Afeganistão chegou ao seu ápice após os ataques aéreos que atingiram Cabul, capital afegã, durante a madrugada desta sexta-feira (27). Segundo as informações sobre a ofensiva, a ação teria sido uma resposta a ataques do grupo extremista Talibã.

Em entrevista ao Hora News, o professor de relações internacionais Roberto Uebel explicou que as imprensas afegã e paquistanesa relatavam duas narrativas distintas sobre as hostilidades da região.


“Enquanto o Paquistão alega que as suas ações são para coibir as ações do TTP, que é considerado o talibã paquistanês [...], a imprensa afegã, muito vinculada ao regime dos talibãs em Cabul, sinaliza que essa questão do TTP é uma questão interna paquistanesa, e não teria por que o Paquistão atacar o Afeganistão”, ressaltou o especialista.

Leia mais

O TTP, sigla para Tehrik-i-Taliban Pakistan (Talibã Paquistanês, em português), é uma célula do grupo extremista afegão dentro do território vizinho. Uebel explica que se trata de uma organização extremista e que utiliza do terrorismo para alcançar seus objetivos políticos, sendo o maior deles o fim do Estado paquistanês. “Eles são contrários à política paquistanesa por uma série de questões envolvendo religião, mas envolvendo sobretudo aspectos políticos, aspectos de organização da sociedade, de interpretação das próprias leis”, esclareceu. Dessa forma, o TTP teria o mesmo objetivo do Talibã afegão, que já governa seu país.


O professor sinalizou ainda que o conflito tem possibilidade de escalar internacionalmente, mas, para ele, neste momento, são ações pontuais. A maior preocupação está relacionada às movimentações dos países vizinhos: “A preocupação, sobretudo neste momento, é a antevéspera de um possível ataque dos Estados Unidos contra o Irã, que é vizinho destes países”, disse.

Roberto Uebel ainda ressaltou que há um “descompasso” sobre as realidades do possível desenvolvimento desse conflito, já que o Paquistão é uma potência nuclear e militar superior ao Afeganistão.


“A gente acompanha neste momento esse tensionamento, essa escalada desse conflito, mas a possibilidade dele ser de longo prazo, dadas as capacidades militares, é muito limitada”, finalizou.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.