‘O que ocorre agora no Canadá é uma consequência direta das ações do Trump’, analisa professor
‘Trump continua a chamar Carney de governador, é uma ofensa", afirma Vitelio Brustolin; veja análise
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Novas ameaças de Donald Trump foram feitas ao Canadá. O líder norte-americano afirmou que os Estados Unidos irão responder de forma significativa caso o vizinho prossiga com o acordo comercial negociado com a China. Além disso, Trump disse que não quer que a China domine o Canadá. Ainda assim, durante o fim de semana em um jantar com executivos, Trump voltou a demonstrar interesse em anexar o Canadá e a Groelândia.
Na análise do pesquisador de Harvard e professor de relações internacionais da UFF (Universidade Federal Fluminense) Vitelio Brustolin, as chances de um ataque de fato ocorrer são pequenas, devido à falta de apoio do Congresso. O especialista ainda afirma em entrevista ao Conexão Record News desta terça (3) que “o que está acontecendo agora no Canadá parece uma consequência direta das ações do Trump”.
Brustolin entende que as políticas de Trump têm tido um efeito oposto ao esperado no país vizinho. O apoio do presidente aos conservadores na eleição de 2025 diminuiu a vantagem do partido e deu a vitória para Mark Carney devido à impopularidade do líder norte-americano no Canadá.
Ele detalha outros episódios que culminaram na imagem manchada que o presidente conquistou dentro do território: “Depois dessa história de tornar o Canadá o 51º Estado, houve um boicote aos produtos dos Estados Unidos pela população. [...] Trump continua a chamar Carney de governador. É uma ofensa. Qual é o chefe de Estado que quer ser ofendido dessa forma pelo líder do país vizinho?”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!












