Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Obama afirma que economia e segurança serão temas de visita ao México

Internacional|Do R7

Por Mark Felsenthal

WASHINGTON, 30 Abr (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a viagem ao México esta semana será centrada em questões econômicas, como comércio e energia, mas que temas de segurança também serão abordados.

"Grande parte do foco será na economia", disse Obama durante entrevista coletiva nesta terça-feira.

"Nós gastamos tanto tempo em questões de segurança entre Estados Unidos e México que, às vezes, eu acho que esquecemos que este é um grande parceiro comercial, responsável por enorme quantidade de comércio e um grande número de postos de trabalho em ambos os lados da fronteira."


Obama vai visitar na quinta-feira o México, onde fará reuniões e terá um jantar com o presidente Enrique Peña Nieto. Ele também vai viajar para a Costa Rica e se reunir com presidentes da América Central.

O México cresceu a uma taxa anualizada de 3,9 por cento em 2012 e está a caminho de obter um crescimento de cerca de 3,5 por cento em 2013, segundo o Banco Mundial. O país é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos e sua segunda maior fonte de petróleo.


Mas a violência do crime organizado continua sendo um problema constante na relação bilateral.

Apesar de o governo mexicano afirmar que os assassinatos ligados ao crime organizado caíram 14 por cento nos quatro primeiros meses da Presidência de Peña Nieto, mais de 70.000 pessoas foram mortas na violência relacionada às drogas no México desde 2007, e os assassinatos horríveis continuam a fazer manchetes.


Obama disse que a segurança provavelmente também será tema de conversas tanto no México como na Costa Rica. Ele disse que não fará julgamento sobre o anúncio do México de que vai agilizar seus contatos com as agências de segurança dos EUA até que tenha uma chance de discutir o assunto com seu homólogo.

Obama elogiou as primeiras iniciativas de Peña Nieto.

"No geral, o que eu posso dizer é que a minha impressão é que o novo presidente é sério sobre reformas", disse Obama. "Ele já tomou algumas decisões difíceis. Acho que ele vai fazer mais para melhorar a economia e a segurança dos cidadãos mexicanos."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.